v. 15 n. 1 (2024): Volume único - Fluxo contínuo

Relações Etnico-Raciais

  • Relações étnico-raciais: o que aborda o material didático no Novo Ensino Médio?

    Renilda Vicenzi, Maicon Fernando Guarese
    e45316
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45316
  • “Cota não é esmola” a Comissão de Heteroidentificação e seu papel no acesso a um direito

    Ingrid Sousa Lima dos Santos, Maria Izabel Machado
    e45061
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45061
  • Percepções de estudantes negros, do ensino médio, sobre o racismo numa escola militar do interior da Bahia

    Silvano da Conceição, Paulo Marcio Santos de Queiroz, Vilma Aurea Rodrigues, Michelle Almeida de Queiroz
    e45057
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45057

Novo Ensino Medio

  • O “novo” Ensino Médio pela ótica de estudantes o “obsoleto envelopado em nova roupagem?”

    Ricardo José Mezzomo, Albio Fabian Melchioretto, Celso Kraemer
    e45231
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45231
  • O papel das humanidades na BNCC mediante o ideário da educação tecnológica

    Marcio Giusti Trevisol, Davi Alexandre Schoenardie
    e45128
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45128

Artigos

  • A Didática na formação de professores — para além da disciplina os processos de ensino-aprendizagens e suas relações

    Gabriel Philippe, Mariana Veríssimo
    e44581
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44581
  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES EM FOCO

    Cynthia Castiel Menda, Jade Calage Melo, Larissa Taís Seibt, Christian Haag Kristensen
    e45693
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45693
  • Dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática definições, características e diagnóstico

    Isabel Cristina Machado de Lara
    e45034
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45034
  • Literatura, imigrantes e refugiados na Educação Infantil o desenvolvimento da sensibilidade para com o outro

    Isabele Sovierzoski, Terezinha Richartz
    e43388
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43388
  • Os ciclos de vida profissional docente reflexões e desafios na contemporaneidade

    Ricardo Luiz de Bittencourt, Rubia da Silva
    e44528
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44528
  • Propriedades psicométricas da escala de fatores de evasão nos cursos de graduação em Enfermagem

    Larissa Merino de Mattos, Edison Luiz Devos Barlem, Jamila Geri Tomaschewski Barlem
    e44445
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44445
  • Articulação entre avaliação, formação e aprendizagem escolar contribuições das teorias de Vygotsky e Ausubel

    Suelia da Silva Araujo, Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Sangelita Miranda Franco Mariano
    e44427
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44427
  • O ensino lúdico do português como segunda língua para alunos surdos contribuições omniléticas

    Lidiane Moraes Buechen Lemos, Mônica Pereira dos Santos, Maicon Salvino Nunes de Almeida
    e44360
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44360
  • Nacionalização do ensino e reforma educacional no Rio Grande do Sul (1937-1945)

    Claudemir de Quadros
    e44279
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44279
  • As Falas do Trono como fontes para a história da educação no Império (1823-1889) mapeamento e possibilidades de pesquisa

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    e43851
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43851
  • Além de arborescências marcas que atravessam uma escola pública de Ensino Médio Integral do estado de Pernambuco

    Mary de Melo Teixeira Monteiro, Simone Moura Queiroz
    e43666
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43666

Entrevista