Propriedades psicométricas da escala de fatores de evasão nos cursos de graduação em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44445

Palavras-chave:

Abandono Escolar, Ensino Superior, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Estudo de Validação

Resumo

Objetivo: validar a escala de fatores de evasão em cursos de graduação em Enfermagem. Método: estudo psicométrico de validação de propriedades psicométricas. A amostra foi constituída por 315 estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem de três universidades públicas do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em agosto e setembro de 2021, após a aprovação do Comitê de Ética. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória, com obtenção de solução tetrafatorial, com cargas fatoriais (>0,400). Resultados: foram identificados quatro fatores: problemas de saúde e da experiência acadêmica; sobrecarga de atividades e falta de recursos econômicos; necessidade de reorganização familiar; e processo de ensino-aprendizagem. O instrumento apresentou consistência interna e externa satisfatórias com alfa de Cronbach de 0,93. Conclusão: a escala utilizada é um instrumento válido e fidedigno para ser utilizada na avaliação dos motivos que podem levar os estudantes do curso de graduação em Enfermagem à evasão.

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Biografia do Autor

Larissa Merino de Mattos, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Enfermeira; mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor associado e professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Ciências da Saúde da FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Escola de Enfermagem da FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Merino de Mattos, L., Devos Barlem, E. L., & Geri Tomaschewski Barlem, J. (2024). Propriedades psicométricas da escala de fatores de evasão nos cursos de graduação em Enfermagem. Educação Por Escrito, 15(1), e44445. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44445