Edições anteriores
-
Volume único - Fluxo contínuo
v. 15 n. 1 (2024) -
Volume Único
v. 14 n. 1 (2023) -
Volume Único
v. 13 n. 1 (2022) -
Volume Único
v. 12 n. 1 (2021) -
Experiências de Internacionalização da Educação Superior
v. 7 n. 2 (2016) -
Edição Temática - Estado do Conhecimento
v. 5 n. 2 (2014) -
Edição Especial - Ensaios sobre Metodologia do Ensino Superior
Os ensaios que compõem esta Edição Especial da revista eletrônica Educação Por Escrito são oriundos de uma experiência de sala de aula, mais especificamente, na disciplina de Metodologia do Ensino Superior, que reuniu alunos das mais variadas Unidades e tipos de formação desta Universidade, o que transformou nossa convivência num produtivo e interessante diálogo interdisciplinar em que as experiências de uns enriqueciam a construção de saberes de outros. Nesse sentido, centramos nossas discussões e estudos em referenciais que circunscrevem a gestão de uma sala de aula na educação superior em diálogo com a experiência profissional docente, contribuindo para o aperfeiçoamento da docência universitária e para o desenvolvimento da identidade profissional do professor. Conseqüência deste processo desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2012, os espaços de reflexão sobre a ação educativa no ensino superior e a busca de excelência acadêmica - marcada pelo desafio inovador - nos levou a fortalecer o compromisso da educação superior com a formação humana e profissional e com a construção de uma sociedade justa e solidária. A produção escrita dos alunos desta turma representa uma louvável forma de narrar o processo educativo em contextos de ensino superior e, ao fazê-lo, narrarem-se a si mesmos numa perspectiva de docentes universitários. Com orgulho de ter sido professora deles, recomendo esta leitura para deleite e fruição...
Prof.ª Maria Inês Côrte Vitória