v. 12 n. 1 (2021): Volume Único

Dossiê: Ensino de História e usos do passado

  • Ensino de História e usos do passado

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.42188
    Bruno Antonio Picoli, Délcio Marquetti, Renilda Vicenzi, Eduardo Cristiano Hass da Silva, Fernando de Araújo Penna
    e42188
  • A quebra do silêncio A prática de uma “história vista de baixo” nas aulas de história

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41224
    Anna Rafaella de Paiva Dantas, Francisco das Chagas Silva Souza
    e41224
  • O “Escola sem Partido” e a “versão autorizada” da experiência histórica da escravidão nas redes sociais

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41230
    João Carlos Escosteguy Filho
    e41230

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios

  • A formação de professores e a educação inclusiva Avanços, desafios e perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.42191
    Cleusa Inês Ziesmann, Estéfano Vizconde Veraszto, Maxwell Siqueira
    e42191
  • Distanciamentos e aproximações da família no ensino remoto

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41102
    Clecimara Vianna, Silvia Maria de Oliveira Pavão, Taise Gomes dos Santos Cá
    e41102
  • As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41254
    Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Marcos Marques Formigosa, Adayane Silva de Souza
    e41254
  • A influência da formação docente na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual no ensino de química Um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41803
    Bruna de Oliveira Bonomo, Ana Nery Furlan Mendes
    e41803
  • A visão dos professores do Atendimento Educacional Especializado acerca do trabalho desenvolvido e formação ofertada

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41895
    Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
    e41895
  • Astronomia e matemática Oficinas como atividades de enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41888
    Weberson Campos Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreira
    e41888
  • Itinerários de vida de estudantes universitários com deficiência Um olhar sobre a educação inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41873
    Moana Meinhardt
    e41873
  • O ensino de matemática no atendimento educacional especializado no contexto brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41886
    Andressa Franciele Scambara Schipanski, Fábio Alexandre Borges, Talita Secorun dos Santos
    e41886
  • Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtorno do espectro autista na Associação Pestalozzi de Goiânia – Unidade Renascer

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41901
    M´árcia Sacramento Rocha, Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Michell Pedruzzi Mendes Araújo
    e41901
  • As implicações das estratégias de motivação no Atendimento Educacional Especializado para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em atividades da linguagem escrita em contexto digital

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41898
    Camila Barreto Silva, Rita Vieira de Figueiredo
    e41898
  • O desenvolvimento da pessoa com deficiência na teoria histórico-cultural Caminhos indiretos e compensação

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41900
    Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva
    e41900

Artigos

  • Era uma vez um conto Permanências e rupturas dos contos clássicos na escola

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.34148
    Daiana da Rocha Reis, Vivianny Bessão de Assis
    e34148
  • Revisitando as trajetórias e processos formativos na/da docência Memórias e (res)significações

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.34040
    Lorena Ines Peterini Marquezan
    e34040
  • Proposta de modelo de gestão estratégica para instituições de educação básica confessionais

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.35052
    Alexandre de Souza, Carlos Eduardo Carvalho
    e35052
  • O papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37396
    Simone Zanatta Guerra, Renata Cecilia Estormovski
    e37396
  • A educação não escolar no currículo da pedagogia Achados do estado do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37042
    Mariana Aparecida Serejo de Souza
    e37042
  • “Professores ideais” e as interações estabelecidas em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.36980
    Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silva
    e36980
  • Dotação e talento Um olhar na teoria de Gagné

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.35339
    Alberto Abad, Thaís Marques Abad
    e35339
  • Estado federado e regime de colaboração na gestão de políticas educacionais

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.33403
    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    e33403
  • Educação (histórica) modeladora e negação do outro no Sul do Brasil Reflexões sobre as possibilidades de diálogo e superação do etnocentrismo

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.39515
    Bruno Antonio Picoli, Lara Andrade Camine, Milena Caregnato
    e39515
  • Vozes transgressoras na escola Ecos e apologias do funk

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38369
    Robéria Nádia Araújo Nascimento, Thatiane Oliveira do Nascimento
    e38369
  • Cooperar e colaborar em processos de aprendizagem Uma análise dos conceitos

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38027
    Ana Paula de Andrade Janz Elias, Marilda Aparecida Behrens, Patricia Lupion Torres
    e38027
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Uma reflexão acerca das aproximações dos estudos em educação e em relações de trabalho

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40269
    Renato Koch Colomby, Catia Eli Gemelli, Andrea Poleto Oltramari
    e40269
  • O uso de prompts para instigar Vygotsky’s inner speech ajuda na solução de problemas matemáticos em TICs?

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40240
    Alexandre Anselmo Guilherme, Luiz Felipe Lopes de Souza, Caroline Becker
    e40240
  • O corpo feminino e a educação Relato de experiência pedagógica com base na leitura da poesia de Rupi Kaur

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40237
    Daisy da Silva César, Jessica Frasson
    e40237
  • (Semi)formação, BNCC e escolarização Qual é a base para a educação?

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.33173
    Ademir Henrique Manfré
    e33173
  • A evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Pará campus Altamira

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38462
    Larici Keli Rocha Moreira, Maria de Fátima Matos de Souza, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro
    e38462

Ensaios

Resenhas

  • Resenha do livro Conscientização, de Paulo Freire (1979)

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.32199
    Mariana Rosa Caixeta
    e32199
  • Resenha crítica da tese Família e Escola O que as crianças do 1º têm a dizer?

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.42185
    Tiago Fermino dos Santos, Marcos Villela Pereira
    e42185