O desenvolvimento da pessoa com deficiência na teoria histórico-cultural

Caminhos indiretos e compensação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41900

Palavras-chave:

Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934), Teoria Histórico-Cultural, Deficiência, Inclusão

Resumo

As discussões sobre o desenvolvimento psicológico da pessoa com deficiência marcam a trajetória intelectual de Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934). Ao analisá-la é possível perceber que o autor bielorusso antecipa um olhar para as diferenças muito mais humanizado, ético e com contornos de inclusão e equidade que é percebido apenas no discurso científico do final do século XX e nas políticas públicas do século XXI. Neste artigo, por meio da análise de textos clássicos de Vigotski, buscamos debater os processos mediacionais e escolares destinados às pessoas com deficiências a partir de dois sistemas conceituais que consideramos angulares na discussão sobre a deficiência na Teoria Histórico- Cultural: a) caminhos indiretos de desenvolvimento e b) compensação social. A compreensão desses aspectos teóricos contribui para a consolidação de uma sociedade inclusiva, pois baseia-se na assertiva de que a deficiência não anula o desenvolvimento do ser humano, mas coloca-o em uma posição diferenciada, que necessita de recursos mediacionais distintos para acessar os bens culturais e relacionais.

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Biografia do Autor

Fabrício Santos Dias de Abreu, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, DF, Brasil.

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; pedagogo pela mesma instituição; doutorando em Educação na UnB, professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do Centro Universitário Estácio de Brasília, DF, Brasil.

Patrícia Lima Martins Pederiva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; Musicista pela mesma instituição. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em Brasília, DF, Brasil; professora da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Abreu, F. S. D. de, & Pederiva, P. L. M. (2021). O desenvolvimento da pessoa com deficiência na teoria histórico-cultural: Caminhos indiretos e compensação. Educação Por Escrito, 12(1), e41900. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41900

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios