Anúncios

Edição Atual

v. 15 n. 1 (2024): Volume único - Fluxo contínuo
Publicado: 2024-02-23

Relações Etnico-Raciais

  • O fenômeno da branquitude e a legislação educacional brasileira breves análises

    Carlos José Moura de Carvalho, Jorge Luiz Marques de Moraes
    e45378
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45378
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL

    Maria Raimunda Santana Andrade, Elza Ferreira Santos
    e45369
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45369
  • Um olhar sobre a questão étnico-racial na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, na cidade Marabá/PA

    Davison Hugo Rocha Alves, Lizinete Soares de Camargo
    e45363
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45363
  • Abordagem de conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras e africanas no ensino de Sociologia por meio da gamificação

    Zelinda dos Santos Barros, Márcia Cândido Issenguele
    e45361
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45361
  • Relações étnico-raciais: o que aborda o material didático no Novo Ensino Médio?

    Renilda Vicenzi, Maicon Fernando Guarese
    e45316
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45316
  • “Brincadeiras, mas nunca com o desejo de magoar a pessoa” reflexões sobre o racismo recreativo e sua associação com o bullying

    Carlos Eduardo Ströher, Carla Beatriz Meinerz
    e45241
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45241
  • “Cota não é esmola” a Comissão de Heteroidentificação e seu papel no acesso a um direito

    Ingrid Sousa Lima dos Santos, Maria Izabel Machado
    e45061
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45061
  • Percepções de estudantes negros, do ensino médio, sobre o racismo numa escola militar do interior da Bahia

    Silvano da Conceição, Paulo Marcio Santos de Queiroz, Vilma Aurea Rodrigues, Michelle Almeida de Queiroz
    e45057
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45057

Novo Ensino Médio: Percorrendo itinerários sob tensão

  • O “novo” Ensino Médio pela ótica de estudantes o “obsoleto envelopado em nova roupagem?”

    Ricardo José Mezzomo, Albio Fabian Melchioretto, Celso Kraemer
    e45231
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45231
  • A Lei n. 10.639/2003 e o Currículo em Movimento do Ensino Médio do Distrito Federal por um currículo antirracista

    Gustavo Aires de Castro, Francisco Thiago Silva, Leilane Toledo Costa
    e45326
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45326
  • Itinerários formativos e a segmentação horizontal na contrarreforma do Ensino Médio dispositivos para a manutenção das desigualdades estruturais

    Gisele Adriana Maciel Pereira, Eduardo Fofonca, Josélia Schwanka Salomé
    e45261
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45261
  • O papel das humanidades na BNCC mediante o ideário da educação tecnológica

    Marcio Giusti Trevisol, Davi Alexandre Schoenardie
    e45128
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45128

Artigos

  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES EM FOCO

    Cynthia Castiel Menda, Jade Calage Melo, Larissa Taís Seibt, Christian Haag Kristensen
    e45693
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45693
  • A formação de professores e o Programa Residência Pedagógica o desvelar das produções científicas

    Patrícia Brondani Pivetta, Elisiane Machado Lunardi
    e45526
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45526
  • Tempos formativos da Educação do Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica relato de experiência no município de Iranduba/AM, entre 2017-2018

    Heloisa da Silva Borges, Helena Borges da Silva, Carlos Augusto da Silva, Érica de Souza e Souza
    e45435
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45435
  • O ensino de língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular um estudo do eixo análise linguística/semiótica

    Paula De Col Campanha, Vanessa Fabiola Silva de Faria
    e45417
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45417
  • Políticas públicas para a educação das relações étnicoraciais e a educação escolar quilombola a Lei nº 10.639/2003 como mecanismo para a valorização da cultura da população afro-brasileira

    Gilma Souza Oliveira, Leriane Silva Cardozo, José Francisco dos Santos
    e45354
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45354
  • Literatura, imigrantes e refugiados na Educação Infantil o desenvolvimento da sensibilidade para com o outro

    Isabele Sovierzoski, Terezinha Richartz
    e43388
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43388
  • Inovação acadêmica conceituação e reflexões de sua abordagem nas instituições de ensino superior

    Alexandre da Silva, Elisabete Cerutti
    e45209
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45209
  • Registros formais da formação de professores de LP no Brasil a BNC-Formação e as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras

    Maria Fernanda do Nascimento, Edmilson Luiz Rafael
    e45181
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45181
  • Dificuldades e transtornos de aprendizagem em Matemática definições, características e diagnóstico

    Isabel Cristina Machado de Lara
    e45034
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45034
  • A Didática na formação de professores — para além da disciplina os processos de ensino-aprendizagens e suas relações

    Gabriel Philippe, Mariana Veríssimo
    e44581
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44581
  • Os ciclos de vida profissional docente reflexões e desafios na contemporaneidade

    Ricardo Luiz de Bittencourt, Rubia da Silva
    e44528
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44528
  • Propriedades psicométricas da escala de fatores de evasão nos cursos de graduação em Enfermagem

    Larissa Merino de Mattos, Edison Luiz Devos Barlem, Jamila Geri Tomaschewski Barlem
    e44445
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44445
  • Articulação entre avaliação, formação e aprendizagem escolar contribuições das teorias de Vygotsky e Ausubel

    Suelia da Silva Araujo, Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Sangelita Miranda Franco Mariano
    e44427
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44427
  • O ensino lúdico do português como segunda língua para alunos surdos contribuições omniléticas

    Lidiane Moraes Buechen Lemos, Mônica Pereira dos Santos, Maicon Salvino Nunes de Almeida
    e44360
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44360
  • Nacionalização do ensino e reforma educacional no Rio Grande do Sul (1937-1945)

    Claudemir de Quadros
    e44279
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44279
  • As Falas do Trono como fontes para a história da educação no Império (1823-1889) mapeamento e possibilidades de pesquisa

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    e43851
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43851
  • Além de arborescências marcas que atravessam uma escola pública de Ensino Médio Integral do estado de Pernambuco

    Mary de Melo Teixeira Monteiro, Simone Moura Queiroz
    e43666
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43666

Entrevista

Ver Todas as Edições