O uso de prompts para instigar Vygotsky’s inner speech ajuda na solução de problemas matemáticos em TICs?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40240

Palavras-chave:

Vygotsky, Inner speech, Resolução de problemas, Prompt, TICs

Resumo

Seguindo nosso recente estudo “Vygotsky’s inner speech ajuda na solução de problemas matemáticos em TICs?” e os estudos de Berk que apresentam bons resultados sobre a correlação da teoria de inner speech de Vygotsky e a resolução de problemas matemáticos, iniciou-se esta pesquisa (2ª fase do projeto) que visa verificar se há a possibilidade de obter melhores resultados na resolução de problemas matemáticos quando o diálogo interno é induzido por meio do uso de prompts. Fazendo uso de uma metodologia similar a de Behrend, foi observado e feito o registro audiovisual de 15% dos estudantes do curso de matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (n = 11) ao resolverem dois problemas de construção na plataforma digital GeoGebra. Os participantes foram informados quanto à importância do inner speech e constantemente relembrados, via prompts, da sua existência durante as resoluções. Nossa análise dos indicadores do inner speech com relação ao desempenho na resolução dos problemas apresenta valor-p de 0,0177 (p < 0,05) utilizando o teste t de Student do SPSS, assim como indícios suficientes para rejeitar nossa hipótese nula (o uso de prompts para instigar o uso de Vygotsky’s inner speech não ajuda na resolução de problemas matemáticos em TICs).

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Biografia do Autor

Alexandre Anselmo Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorado PhD em Filosofia pela Durham University; pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh. Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação, do rograma de Pós-Graduação em Psicologia, e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Luiz Felipe Lopes de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduado em Matemática-Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Caroline Becker, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Guilherme, A. A., de Souza, L. F. L., & Becker, C. . (2021). O uso de prompts para instigar Vygotsky’s inner speech ajuda na solução de problemas matemáticos em TICs?. Educação Por Escrito, 12(1), e40240. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40240

Edição

Seção

Artigos