Internacionalização da educação superior: uma análise comparativa documental entre duas instituições privadas e comunitarias da região sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24583Palavras-chave:
educação superior, internacionalização, projeto político institucional, planejamento estratégico.Resumo
Este estudo apresenta a análise documental sobre o processo de internacionalização da Educação Superior em duas universidades privadas e comunitárias, uma do RS e outra do PR, ambas sem fins lucrativos, tendo sua confessionalidade baseada nos princípios Maristas: a PUCRS e a PUCPR. O objetivo foi analisar a importância das relações entre o processo de internacionalização da educação superior e os princípios que fundamentam os Projetos Políticos Institucionais utilizando o referencial teórico de Audy (2006) e Morosini (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa na medida em que se reflete sobre as políticas internas, os dados apresentados e quantitativa ao trazermos para a discussão dados numéricos das referidas instituições no âmbito nacional e internacional. A fonte de dados foram os documentos institucionais como o Plano Estratégico – PE e o Plano Pedagógico Institucional – PPI; dados do CNPq, CAPES, RUF, The Times e QS. Como resultados desta pesquisa, pode-se apontar para um redimensionamento das organizações institucionais da Educação Superior no que se refere ao desenvolvimento tecnológico, a um projeto global de desenvolvimento humano.
Downloads
Referências
AUDY, J. L. N. Entre a tradição e a renovação: os desafios da universidade empreendedora. In: AUDY, J. L. N; MOROSINI, M. C. (Org.). Inovação e empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 56-69.
AUDY, J. L. N.; FERREIRA, G. C. Universidade empreendedora: a visão da PUCRS. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (Org.). Inovação e empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 417-421.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Institucional Estatísticas. Disponível em: http://cnpq.br/estatisticas1. Acesso em: 15 jun. 2016.
ETZKOWIT, LEYDESDORFF. The Endless Transition: A 'Triple Helix' of University Industry Government Relations. Minerva, v. 36, n. 3, p. 203-208, 1998.
MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia da Pedagogia Universitária. Brasília: INEP/MEC. 2006. Vol. 2: Glossário. MOROSINI, M. C. et al. Internacionalização da Educação Superior: perspectivas atuais. Eventos Pedagógicos, v. 5, n. 3 (12. ed., esp. temática), p. 170-179, ago.-out. 2014. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/1604/1204. Acesso em: 08 jul. 2016.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Disponível em: http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/inovapucrs/Capa/Tecnopuc/Institucional#objetivos>. Acesso em: 06 jul. 2016.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Plano Estratégico. Disponível em: http://www.pucrs.br/portal/files/institucional/asplan/plano-estrategico-2016-2022.pdf. Acesso em: 20 jun. 2016.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Projeto Pedagógico Institucional. Disponível em: http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduacao/PPI2011-015.pdf. Acesso em: 20 jun. 2016.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Plano Estratégico. Disponível em: http://www.pucpr.br/apc/planoestrategico.php. Acesso em: 05 jul. 2016.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Projeto Pedagógico Institucional. Disponível em: https://prezi.com/ge7lq4eh12i-/ppi-projeto-pedagogico-institucional/. Acesso em: 05 jul. 2016.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná. TECNOPARQUE. Disponível em: http://www.agenciapuc.pucpr.br/tecnoparque.shtml. Acesso em: 06 jul. 2016.
QS Top Universities: Worldwide university rankings, guides & events. Disponível em: http://www.topuniversities.com/universities/pontif%C3%ADcia-universidade-cat%C3%B3lica-do-paran%C3%A0>. Acesso em: 27 jun. 2016.:
QS Top Universities: Worldwide university rankings, guides & events. Disponível em: http://www.topuniversities.com/universities/pontif%C3%ADcia-universidade-cat%C3%B3lica-do-rio-grande-do-sul-pucrs. Acesso em: 27 jun. 2016.
Ranking Universidade Folha. Disponível em: http://ruf.folha.uol.com.br/2015/ranking-de-universidades/. Acesso em: 21 jun. 2016.
Ranking Latin America University. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2016/latinamerica-university-rankings. Acesso em: 09 jul. 2016.
ROBSON, S. et al. Raising the profile of innovative teaching in higher education? Reflections on the EquATE Project. International Journal of teaching and learning in higher educacion, v. 25, n. 1, p. 92-102, 2013. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1016475.pdf. Acesso em: 27 jun. 2016.
SARMENTO, S. et al. Ciência sem Fronteiras – Uma abordagem alternativa de avaliação. Revista Interfaces Brasil/Canadá, Canoas, v. 16, n. 1, p. 40-71, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7760. Acesso em: 09 jul. 2016.
SPEARS, E. O valor de um intercâmbio: mobilidade estudantil brasileira, bilateralismo & internacionalização da educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 1, 2014, p.151-163. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1026/320. Acesso em: 09 jul. 2016.
TEIXEIRA, E. F. B.; AUDY, J. L. N. Universidade católica: entre a tradição e a renovação. Os desafios da construção de uma Universidade empreendedora. In: AUDY, J. L. N; MOROSINI, M. C. (Org.). Inovação e empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 42-460.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.