Avaliação da Educação Superior Brasileira:
Resumo
O presente artigo expressa o resultado do trabalho realizado por um grupo de mestrandos e doutorandos de um Programa de Pós-Graduação em Educação, no ano de 2010. Para sua elaboração utilizou-se a técnica do white paper que reuniu ideias oriundas das leituras individuais de artigos publicados em revistas científicas qualificadas sobre o tema avaliação da Educação Superior brasileira. Três categorias emergiram destas leituras: 1- Avaliação na Educação Superior: Enfoques Teóricos; 2- Avaliação na Educação Superior: Objetos de Pesquisa e 3- Avaliação na Educação Superior: Metodologias. Com este estudo constatou-se a importância das políticas avaliativas no contexto de sua aplicação, de modo que a melhoria da qualidade da educação ocorra mediante a participação de todos os segmentos acadêmicos e órgãos estatais, tanto na formulação, quanto na execução dos processos avaliativos. Denota-se que a dinâmica do white paper, como metodologia utilizada, proporcionou uma construção coletiva funcionando como um mecanismo crítico de exploração e desenvolvimento de um conjunto de ideias ou competências chaves, discutidas nesta construção textual.Downloads
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Publicado
2011-09-22
Como Citar
Cerutti, E., Cunha, A. R. A. da, Dalpiaz, J. do C., Felicetti, V. L., Ferraz, J. B. dos S., Schmitt, R. E., … Morosini, M. C. (2011). Avaliação da Educação Superior Brasileira:. Educação Por Escrito, 2(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/9628
Edição
Seção
Artigos