Novos tempos – Novos paradigmas para a educação: Limites e desafios
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar o pensamento e a reação de professores e supervisores diante da necessidade iminente de uma ruptura paradigmática na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa da pesquisa viabilizada pelo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas da ação docente no cotidiano escolar. Os resultados indicaram que os sujeitos dessa investigação percebem o descompasso da escola com o mundo, sinalizando para a necessidade de uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática. Contudo, não se vêm como agentes das mudanças preconizadas. Entre os principais teóricos e autores que sustentaram o estudo destacam-se Paulo Freire, Boaventura Sousa Santos, Álvaro Vieira Pinto, Marli André e Cleoni Barboza Fernandes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.