Linguagem na Construção Matemática
Resumo
Este artigo é resultado de uma inquietação em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e à formação do sentimento de Matofobia . Uma breve interlocução teórica permitiu identificar importantes aspectos em relação à metodologia utilizada pelo professor de Matemática, a importância da linguagem atribuída durante o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, e a diferença entre um Professor de Matemática e um Matemático. A metodologia adotada neste trabalho foi naturalístico-construtiva. Apresenta uma atividade realizada com alunos de uma 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Conclui-se que um diálogo direcionado, com uma linguagem significativa, possibilita a comunicação do pretendido pelo professor, como também permite a este, perceber os conhecimentos prévios dos seus alunos, oportunizando a reconstrução, ou construção de idéias, mantendo um elo entre a realidade do aluno e o conteúdo escolar. A atividade apresentada evidencia a possibilidade de construção matemática, do desenvolvimento da idéia intuitiva, bem como das bases cognitivas, o que permite uma maior e melhor complexificação e abstração em futuros estudos matemáticos. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da Matemática. Metodologia. Linguagem. Matofobia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.