Linguagem na Construção Matemática
Abstract
Este artigo é resultado de uma inquietação em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e à formação do sentimento de Matofobia . Uma breve interlocução teórica permitiu identificar importantes aspectos em relação à metodologia utilizada pelo professor de Matemática, a importância da linguagem atribuída durante o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, e a diferença entre um Professor de Matemática e um Matemático. A metodologia adotada neste trabalho foi naturalístico-construtiva. Apresenta uma atividade realizada com alunos de uma 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Conclui-se que um diálogo direcionado, com uma linguagem significativa, possibilita a comunicação do pretendido pelo professor, como também permite a este, perceber os conhecimentos prévios dos seus alunos, oportunizando a reconstrução, ou construção de idéias, mantendo um elo entre a realidade do aluno e o conteúdo escolar. A atividade apresentada evidencia a possibilidade de construção matemática, do desenvolvimento da idéia intuitiva, bem como das bases cognitivas, o que permite uma maior e melhor complexificação e abstração em futuros estudos matemáticos. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da Matemática. Metodologia. Linguagem. Matofobia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação Por Escrito implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação Por Escrito as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.