Linguagem na Construção Matemática

Authors

  • Vera Lucia Felicetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Abstract

Este artigo é resultado de uma inquietação em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e à formação do sentimento de Matofobia . Uma breve interlocução teórica permitiu identificar importantes aspectos em relação à metodologia utilizada pelo professor de Matemática, a importância da linguagem atribuída durante o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, e a diferença entre um Professor de Matemática e um Matemático. A metodologia adotada neste trabalho foi naturalístico-construtiva. Apresenta uma atividade realizada com alunos de uma 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Conclui-se que um diálogo direcionado, com uma linguagem significativa, possibilita a comunicação do pretendido pelo professor, como também permite a este, perceber os conhecimentos prévios dos seus alunos, oportunizando a reconstrução, ou construção de idéias, mantendo um elo entre a realidade do aluno e o conteúdo escolar. A atividade apresentada evidencia a possibilidade de construção matemática, do desenvolvimento da idéia intuitiva, bem como das bases cognitivas, o que permite uma maior e melhor complexificação e abstração em futuros estudos matemáticos. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da Matemática. Metodologia. Linguagem. Matofobia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vera Lucia Felicetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES

Published

2010-08-19

How to Cite

Felicetti, V. L. (2010). Linguagem na Construção Matemática. Educação Por Escrito, 1(1). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/7121

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)