Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.14919Palavras-chave:
Habilidades. Competências. Situações-problema. Formação de professores.Resumo
Deparar-se com situações-problema faz parte do dia a dia das pessoas, no entanto, para resolvê-las é necessário o desenvolvimento de habilidades e competências. O presente artigo visa discutir o uso de habilidades e competências no âmbito escolar, conceituando-as a partir de autores como Perrenoud, Zabala, Macedo, entre outros e analisando documentos nacionais que abrangem estes conceitos. A metodologia utilizada possui caráter bibliográfico e entrelaçou situações-problema e a teoria das habilidades e competências. Tais conceitos proporcionam ao professor criar novas práticas em sala de aula que envolvam o cotidiano dos alunos e que proporcionem novas aprendizagens.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC, 1997. 10 v. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12640:parametros-curriculares-nacionais1o-a-4o-series&catid=195:seb-educacao-basica. Acesso em : 29 mar. 2013.
BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 10 abr. 2013
BRASIL. Ministério da Educação – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Diretoria de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Plano de Desenvolvimento da Educação : Prova Brasil; Brasília, 2011. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf Acesso em 20 abr. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : SAEB: ensino médio : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília : MEC, SAEB; Inep, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7618&Itemid= Acesso em 02 de abr. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 10 abr. 2013.
COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CONTRERAS, José Domingo. La autonomía del profesorado. Madrid: Morata, 1997.
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.
DEMO, Pedro. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2010.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.
FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
GARCIA, Lenise Aparecida Martins Garcia. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: http://www.educacao.es.gov.br/download/roteiro1_competenciasehabilidades.pdf Acesso em: 12 maio. 2013.
GAUTHIER, Clermont; et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.
INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2013.
MACEDO, Lino de. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005a. p. 13-28. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2013.
MACEDO, Lino de. Propostas para pensar sobre situações-problema. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005c. p. 37-39. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2013.
MACEDO, Lino de. A Situação-problema como avaliação e como aprendizagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005b. p. 29-36. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2013.
MACEDO, L. de et al. Competência III. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005. p. 79-88. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2013.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid, Espanha, setembro de 2006 e do I Encuentro Nacional sobre Enseñanza de la Matemática, Tandil, Argentina, abril de 2007. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf Acesso em: 17 jun. de 2013.
MOROSINI, M.C. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2006. Vol. 2. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4096. Acesso em: 15 ago. 2013.
NÓVOA, António. História de vida: perspectivas metodológicas. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 18-25.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A pesquisa dos educadores como estratégia para a construção de modelos críticos
de formação docente. In: PEREIRA, Júlio Emílio Diniz;
ZEICHNER, Kenneth M. (Org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p.11-42.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, Phillipe. Construir competências é virar as costas aos saberes? In: Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.html. Acesso em: 25 abr. 2013.
PERRENOUD, Phillipe et al. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
PERRENOUD, Phillipe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da educação. 1. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Lições do Rio Grande: referencial curricular/Ensino Fundamental. Porto Alegre, 2009. Disponível em:
http://uvnt.universidadevirtual.br/ciencias/002.htm. Acesso em: 12 maio. 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.