v. 10 n. 2 (2019)

Editorial

  • Complexidade como uma proposta de desafio para pensar a Educação “fora da caixa”

    Alexandre Anselmo Guilherme, Cibele Cheron
    e36688
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36688

Artigos

  • O Professor de Educação Física em Formação: o desafio teoria-prática na construção da profissionalidade.

    José Augusto Ayres Florentino, Lucas Souza Santos
    e36616
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36616
  • Instruir deleitando: reflexões acerca de abordagens do fenômeno literário em matrizes curriculares de cursos de Letras em São Paulo

    Fernanda Marques Granato, Rosane Oliveira Duarte Zimmer
    e33896
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.33896
  • As Tecnologias Digitais e as Relações Interpessoais no Cotidiano das Instituições Educativas

    Diana Leonhardt dos Santos, Karen Graziela Weber Machado
    e36568
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36568
  • Tangenciamentos entre a Filosofia da Diferença e o Ensino de Matemática para Todos

    José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
    e30767
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30767
  • Educação e migração haitiana: um estudo de caso a partir de Galtung e Fanon

    Lucas Rech da Silva
    e36671
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36671
  • Alteridade, ética e diversidades de gênero na (trans)formação de operadores do Direito e da cultura jurídica

    Cibele Cheron, Camila Paola Fernandes Polônia
    e36672
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36672
  • “Queremos ser sujeitos do sistema educacional”: as implicações do Trabalho Pedagógico na Permanência e Êxito de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica

    Rozieli Bovolini Silveira, Mariglei Severo Maraschin
    e30560
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30560
  • Os sentidos do ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica

    Williams Nunes da Cunha Junior
    e32998
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.32998
  • O impacto da participação dos pais e encarregados de educação na gestão escolar: um estudo realizado na Escola do I Ciclo Elimabe I em Malanje

    João Isarael Cabamba
    e29762
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.29762
  • Dificuldades de comunicação em um curso de licenciatura para os anos iniciais na modalidade de Ensino a Distância

    Alberto Luiz Pereira da Costa
    e28580
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.28580
  • Ensino Além da Visão: ferramentas e estratégias que auxiliam a inclusão do deficiente visual em sala de aula

    Juliana Thomas
    e30304
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30304
  • Uma breve síntese do perfil de alunos bolsistas em uma universidade comunitária do RS: contribuições para a trajetória acadêmica na graduação

    Malu Santarem Schuh, Maria Elisabete Machado, Alam de Oliveira Casartelli
    e28127
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.28127
  • A escrita acadêmica na formação inicial de professores: diários de aprendizagem na constituição de si

    Adriana Claudia Martins, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
    e30327
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30327
  • Múltiplos olhares de estudantes de um curso de licenciatura sobre a docência orientada: reflexões necessárias.

    Mariane Carloto da Silva, Sandra Regina Costa Pereira, Silvia Maria de Oliveira Pavão
    e30397
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30397
  • A Formação de gestores escolares: a dimensão ética em questão

    Marli Dias Ribeiro, Luiz Síveres, Renato de Oliveira Brito
    e36685
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36685