A escrita acadêmica na formação inicial de professores: diários de aprendizagem na constituição de si
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30327Palavras-chave:
escrita acadêmica, aprendizagem da docência, escrita reflexiva, ensino superior.Resumo
Nesta escrita apresentamos as experiências vivenciadas com a formação inicial de professores, tendo como objetivo discutir sobre o papel do diário de aprendizagem como um instrumento de interlocução na sala de aula universitária, entre professor formador e os acadêmicos, durante a formação inicial de professores. Propomos a escrita de si como possibilidade de reflexão durante o processo formativo, considerando os movimentos de autorregulação de ser professor em formação a partir dos desafios do processo formativo. A natureza deste trabalho é de cunho qualitativo, ancorado na pesquisa bibliográfica em que a revisão da literatura teve como base os autores: Zabalza (2004), Freire (1996) e Bakhtin (2010a, 2010b). Assim, o texto se inscreve como teórico-analítico a partir de fragmentos de diários dos acadêmicos de cursos de licenciaturas. Para tanto, realizamos a análise dos diários de aprendizagem de nove estudantes do curso de Pedagogia e de Letras de duas universidades do interior do estado do Rio grande do Sul. A partir do estudo foi possível compreender que os acadêmicos vão se constituindo e dialogando ao escreverem os diários, colocando-se como aprendizes críticos no espaço da graduação, corroborando nos processos de elaboração de novos conhecimentos e aprendizagem de ser professor.
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