A escrita acadêmica na formação inicial de professores: diários de aprendizagem na constituição de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30327

Palavras-chave:

escrita acadêmica, aprendizagem da docência, escrita reflexiva, ensino superior.

Resumo

Nesta escrita apresentamos as experiências vivenciadas com a formação inicial de professores, tendo como objetivo discutir sobre o papel do diário de aprendizagem como um instrumento de interlocução na sala de aula universitária, entre professor formador e os acadêmicos, durante a formação inicial de professores.  Propomos a escrita de si como possibilidade de reflexão durante o processo formativo, considerando os movimentos de autorregulação de ser professor em formação a partir dos desafios do processo formativo. A natureza deste trabalho é de cunho qualitativo, ancorado na pesquisa bibliográfica em que a revisão da literatura teve como base os autores: Zabalza (2004), Freire (1996) e Bakhtin (2010a, 2010b). Assim, o texto se inscreve como teórico-analítico a partir de fragmentos de diários dos acadêmicos de cursos de licenciaturas. Para tanto, realizamos a análise dos diários de aprendizagem de nove estudantes do curso de Pedagogia e de Letras de duas universidades do interior do estado do Rio grande do Sul. A partir do estudo foi possível compreender que os acadêmicos vão se constituindo e dialogando ao escreverem os diários, colocando-se como aprendizes críticos no espaço da graduação, corroborando nos processos de elaboração de novos conhecimentos e aprendizagem de ser professor.

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Biografia do Autor

Adriana Claudia Martins, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Doutorado em Metodologia do Ensino. Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS.

Doutora em Educação pela UFSM. Professora da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Martins, A. C., & Galvão dos Santos, E. A. (2020). A escrita acadêmica na formação inicial de professores: diários de aprendizagem na constituição de si. Educação Por Escrito, 10(2), e30327. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30327

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