Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: contribuições do Pibid/Pedagogia

Autores

  • Fernanda Figueira Marquezan Centro Universitário Franciscano
  • Greice Scremin Centro Universitário Franciscano
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.26020

Palavras-chave:

PIBID Formação inicial de professores, Aprendizagem docente.

Resumo

O PIBID/CAPES constitui-se em um espaço privilegiado para a formação dos estudantes de licenciatura, proporcionando uma inter-relação entre teoria e prática necessárias para o cotidiano profissional docente. As discussões que sustentam este trabalho tratam das contribuições do programa para a formação inicial de professores na área de Pedagogia. Utilizou-se uma abordagem quanti/qualitativa, do tipo estudo de caso, aplicando questionários que foram respondidos por 23 dos 30 bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do subprojeto Pedagogia, de uma Instituição de Educação Superior comunitária e filantrópica do Rio Grande do Sul. O instrumento fez parte da autoavaliação institucional com o objetivo de analisar os impactos dos projetos desenvolvidos na formação dos estudantes na instituição. Foram avaliadas sete questões de múltipla escolha relativas ao desenvolvimento profissional docente dos bolsistas ID; segundo as respostas dos acadêmicos, os fatores de contribuição do PIBID agruparam-se nas seguintes categorias: relação teoria-prática, estímulo à produção de conhecimento a partir da prática, interesse em formação permanente e necessidade de inter-relação entre as áreas de conhecimento. Além disso, todos esses aspectos foram percebidos de forma consciente pelos estudantes, o que deixou evidente que o PIBID também contribui para a maturidade deles no exercício da futura profissão.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Marquezan, F. F., Scremin, G., & Galvão dos Santos, E. A. (2017). Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: contribuições do Pibid/Pedagogia. Educação Por Escrito, 8(1), 112–128. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.26020

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