Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: contribuições do Pibid/Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.26020Palavras-chave:
PIBID Formação inicial de professores, Aprendizagem docente.Resumo
O PIBID/CAPES constitui-se em um espaço privilegiado para a formação dos estudantes de licenciatura, proporcionando uma inter-relação entre teoria e prática necessárias para o cotidiano profissional docente. As discussões que sustentam este trabalho tratam das contribuições do programa para a formação inicial de professores na área de Pedagogia. Utilizou-se uma abordagem quanti/qualitativa, do tipo estudo de caso, aplicando questionários que foram respondidos por 23 dos 30 bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do subprojeto Pedagogia, de uma Instituição de Educação Superior comunitária e filantrópica do Rio Grande do Sul. O instrumento fez parte da autoavaliação institucional com o objetivo de analisar os impactos dos projetos desenvolvidos na formação dos estudantes na instituição. Foram avaliadas sete questões de múltipla escolha relativas ao desenvolvimento profissional docente dos bolsistas ID; segundo as respostas dos acadêmicos, os fatores de contribuição do PIBID agruparam-se nas seguintes categorias: relação teoria-prática, estímulo à produção de conhecimento a partir da prática, interesse em formação permanente e necessidade de inter-relação entre as áreas de conhecimento. Além disso, todos esses aspectos foram percebidos de forma consciente pelos estudantes, o que deixou evidente que o PIBID também contribui para a maturidade deles no exercício da futura profissão.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de et al. Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. In: Anais da 33ª Reunião Anual da Anped, 2010.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 25 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: nov. 2016.
BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Disponível em: . Acesso em: nov. 2016.
ISAIA, S. M. de A. Verbetes. In: CUNHA, M. I.; ISAIA, S. apud MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária – Glossário, v. 2. Brasília/Inep, 2006.
GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GARCÍA, C. M. Introducción a la formación del profesorado – teoría y métodos. Sevilla: Editorial Universidad Sevilla, 1989.
MONTALVÃO, E. C.; MIZUKAMI, M. da G. N. Conhecimentos de futuras professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental: analisando situações concretas de ensino e aprendizagem. In: MIZUKAMI, M. da G. N.; REALI, A. M. de M. R. (Org.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdFSCar, 2002.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. da G. Processos de formação de professoras iniciantes. In: Anais da 29ª Reunião Nacional da Anped, 2006.
PONTE, J. P. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. In: PONTE J. P.; MONTEIRO, C.; MAIA, M.; SERRAZINA, L.; LOUREIRO, C. (Org.). Desenvolvimento profissional de professores de Matemática: que formação? Lisboa: SEM-SPCE, 1995.
SCREMIN, G. Tecido complexo formativo docente: repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos das licenciaturas. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-21, jan/fev/abr, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.