v. 13 n. 1 (2022): Volume Único

Artigos

  • A reforma de 1° e 2° graus de 1971 e a reforma do ensino médio de 2017 Algumas aproximações

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43895
    Leandro Turmena, Junior Cesar Bitencourt
    e43895
  • Os benefícios do PIBID para a formação dos graduandos em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior de Uruçuí, Piauí

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36578
    Luís Henrique Ferreira Maia, Rafaela dos Santos Rodrigues, Mayara Danyelle Rodrigues de Oliveira, Maria Aparecida Vieira dos Santos Soares
    e36578
  • Internacionalização da educação superior Um estado de conhecimento sobre o programa Ciência sem Fronteiras

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36989
    Paula Salete Zago, Zoraia Aguiar Bittencourt
    e36989
  • A reforma do ensino médio no estado da Bahia e o ensino de Educação Física O contexto da produção do texto

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43681
    Luanda Nogueira Souza, Benedito Eugenio, Sandra Márcia Campos Pereira
    e43681
  • Educação linguística e práticas de letramento no ensino de português escrito para surdos Um relato de experiência na educação de jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39328
    Jubileia Mendes de Matos Coelho, Flávia Girardo Botelho Borges
    e39328
  • Inclusão escolar de aluno com surdo-cegueira por síndrome de Usher O trabalho em sala de recursos multifuncionais

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43591
    Francieli Giza, Andreia Nakamura Bondezan, Denise Rosana da Silva Moraes
    e43591
  • Os aspectos sociodemográficos de evasão e abandono escolar no ensino público do semiárido nordestino

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43544
    Gianne Alves Costa, Jenifer Thais Dantas Lima, Simone Cabral Marinho dos Santos
    e43544
  • Estudo de caso Dificuldades em Língua Portuguesa e em Matemática dos concluintes de uma escola ofertante da modalidade Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40384
    Juliana Cássia de Souza Caliari, Katia Campos Campos
    e40384
  • A didática no ensino superior Um olhar a partir de periódicos educacionais entre 1931 e 1944

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43559
    Karina Cássia Oliveira Reis, Rosane Michelli de Castro, Jonas Rangel de Almeida
    e43559
  • Arte-educação no Brasil e formação de professores O que revelam as produções da ANPED

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42410
    Sandra Beatriz Silva da Costa, Fernanda Figueira Marquezan, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
    e42410
  • “Meu corpo, minhas regras” A luta do movimento LGBTQIA+ em busca da garantia dos direitos sexuais mediante a educação em direitos humanos

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41258
    Josinaldo Monteiro da Silva, Ewerton Marinho de Aguiar, Joseval dos Reis Miranda
    e41258
  • Ensino de Inglês na rede pública brasileira Perspectiva histórico-curricular e implicações sociais

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40507
    Karine Soares de Souza Silva, Thiago Soares de Oliveira
    e40507
  • Exercícios que fazem pensar a formação a partir de experiências de exclusão e inclusão na escola Entre narrativas, complexidade e conversas

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39504
    Luciana Pacheco Marques, Alan Wilian de Jesus, Cristiane Elvira de Assis Oliveira
    e39504
  • A docência universitária Os professores que atuam nos cursos de licenciatura e bacharelado

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.37536
    Rachel Rachelley Matos Monteiro, Mayara Alves Loiola Pacheco, Maria de Lourdes da Silva Neta, Antonio Germano Magalhães Junior
    e37536
  • Documentos pedagógicos no âmbito da escola de educação básica

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39458
    Lívia Maria Rassi Cerce, Eduardo Arthur Neves Bandeira, Valdivina Alves Ferreira
    e39458
  • Narrando normativas escolares O diagnóstico (psiquiátrico) como um desdobramento da educação neoliberal

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40111
    Maria Alayny Cavalcante Melo, Maria Vitória Silva Ripardo, Ana Carolina Borges Leão Martins
    e40111
  • A ilusão da liberdade de escolha O problema da “customização” do currículo dos itinerários formativos da Reforma do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43171
    Altair Alberto Fávero, Junior Bufon Centenaro, Antônio Pereira dos Santos
    e43171
  • Condições educativas na escola pública e privada de Fortaleza-CE

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.38079
    Lia Machado Fiuza Fialho, Roberta Araújo de Sousa, Francisca Genifer Andrade de Sousa
    e38079
  • Juventude e cultura digital Notas de um diário etnográfico

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40140
    Valdeci Reis
    e40140
  • Ensino Remoto Emergencial Percepções iniciais de docentes e o papel da tecnologia e da família em um contexto pandêmico

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41550
    Giovana Fernanda Justino Bruschi, Larissa Liss Cardoso de Andrade, Bettina Steren dos Santos
    e41550
  • Estratégias didáticas na educação a distância e no ensino híbrido para engajamento dos discentes Modelos adotados pelas Instituições de Ensino Superior de Feira de Santana – Bahia, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42452
    Aline Fonseca Gomes, Ellianjose Marifranhcis Silva Junqueira Ayres, Joselito da Silva Bispo, Jucinara Reis Nunes dos Anjos
    e42452
  • A evasão escolar no ensino médio Análise de uma realidade

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40630
    Helene Santos Carvalho, Marisa Irene Siqueira Castanho
    e40630
  • Projetos em disputa Uma análise de políticas de formação de professores sob a ótica do Ciclo de Políticas

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42976
    Amanda Gomes Rêgo, Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy
    e42976
  • Análise acerca dos dispositivos institucionais que estruturam as desigualdades educacionais no ensino médio brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41222
    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Simone Silveira Amorim
    e41222
  • Práticas e ferramentas para o compartilhamento de conhecimento em Escolas de Cursos Livres

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42753
    Tiago Carvalho Sabatino, Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Cláudia Herrero Martins Menegassi
    e42753
  • Insensibilidade e estranhamento nas cidades O poder simbólico da arquitetura hostil

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43020
    Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori, Glauce Stumpf, Jacson Gross
    e43020
  • As relações de poder entre professor e aluno em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.35110
    Stéphane Figueiredo Ferreira, Maria Odette de Pauli Bettega
    e35110
  • A concepção de Democracia tensionada entre a Pedagogia Libertária e a Gestão Escolar Democrática

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36076
    Rafael Sarto Muller
    e36076
  • Conteúdos negligenciados no ensino de Ciências Influências do planejamento, da execução e da avaliação das atividades em aula

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39410
    Marcelo Prado Amaral-Rosa, Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Lima
    e39410
  • Uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental usando a Pedagogia Histórico-Crítica

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40148
    Raphael Alves Feitosa, Jaírla Bianca Aires Praciano
    e40148
  • Percepções de estudantes universitários sobre a leitura acadêmica

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40593
    Fabrício Oliveira da Silva, Maria Cleonice Barbosa Braga
    e40593
  • Políticas de avaliação em larga escala Análise a partir de Weber

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38399
    Michelle de Souza Prado, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    e38399

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios

  • Acolhimento e vínculo Diálogo entre Psicopedagogia e Educação Popular na perspectiva da educação inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41884
    Denise da Silva Maia, Victoria Cittolin Richetti
    e41884

Entrevista

  • Entrevista com o autor Caio Riter Leitura e formação do leitor

    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41445
    Brendom da Cunha Lussani, Kadine Saraiva de Carvalho, Ângela Cogo Fronckowiak
    e41445