v. 13 n. 1 (2022): Volume Único

Artigos

  • A reforma de 1° e 2° graus de 1971 e a reforma do ensino médio de 2017 Algumas aproximações

    Leandro Turmena, Junior Cesar Bitencourt
    e43895
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43895
  • Os benefícios do PIBID para a formação dos graduandos em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior de Uruçuí, Piauí

    Luís Henrique Ferreira Maia, Rafaela dos Santos Rodrigues, Mayara Danyelle Rodrigues de Oliveira, Maria Aparecida Vieira dos Santos Soares
    e36578
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36578
  • Internacionalização da educação superior Um estado de conhecimento sobre o programa Ciência sem Fronteiras

    Paula Salete Zago, Zoraia Aguiar Bittencourt
    e36989
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36989
  • A reforma do ensino médio no estado da Bahia e o ensino de Educação Física O contexto da produção do texto

    Luanda Nogueira Souza, Benedito Eugenio, Sandra Márcia Campos Pereira
    e43681
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43681
  • Educação linguística e práticas de letramento no ensino de português escrito para surdos Um relato de experiência na educação de jovens e adultos

    Jubileia Mendes de Matos Coelho, Flávia Girardo Botelho Borges
    e39328
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39328
  • Inclusão escolar de aluno com surdo-cegueira por síndrome de Usher O trabalho em sala de recursos multifuncionais

    Francieli Giza, Andreia Nakamura Bondezan, Denise Rosana da Silva Moraes
    e43591
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43591
  • Os aspectos sociodemográficos de evasão e abandono escolar no ensino público do semiárido nordestino

    Gianne Alves Costa, Jenifer Thais Dantas Lima, Simone Cabral Marinho dos Santos
    e43544
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43544
  • Estudo de caso Dificuldades em Língua Portuguesa e em Matemática dos concluintes de uma escola ofertante da modalidade Educação de Jovens e Adultos

    Juliana Cássia de Souza Caliari, Katia Campos Campos
    e40384
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40384
  • A didática no ensino superior Um olhar a partir de periódicos educacionais entre 1931 e 1944

    Karina Cássia Oliveira Reis, Rosane Michelli de Castro, Jonas Rangel de Almeida
    e43559
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43559
  • Arte-educação no Brasil e formação de professores O que revelam as produções da ANPED

    Sandra Beatriz Silva da Costa, Fernanda Figueira Marquezan, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
    e42410
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42410
  • “Meu corpo, minhas regras” A luta do movimento LGBTQIA+ em busca da garantia dos direitos sexuais mediante a educação em direitos humanos

    Josinaldo Monteiro da Silva, Ewerton Marinho de Aguiar, Joseval dos Reis Miranda
    e41258
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41258
  • Ensino de Inglês na rede pública brasileira Perspectiva histórico-curricular e implicações sociais

    Karine Soares de Souza Silva, Thiago Soares de Oliveira
    e40507
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40507
  • Exercícios que fazem pensar a formação a partir de experiências de exclusão e inclusão na escola Entre narrativas, complexidade e conversas

    Luciana Pacheco Marques, Alan Wilian de Jesus, Cristiane Elvira de Assis Oliveira
    e39504
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39504
  • A docência universitária Os professores que atuam nos cursos de licenciatura e bacharelado

    Rachel Rachelley Matos Monteiro, Mayara Alves Loiola Pacheco, Maria de Lourdes da Silva Neta, Antonio Germano Magalhães Junior
    e37536
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.37536
  • Documentos pedagógicos no âmbito da escola de educação básica

    Lívia Maria Rassi Cerce, Eduardo Arthur Neves Bandeira, Valdivina Alves Ferreira
    e39458
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39458
  • Narrando normativas escolares O diagnóstico (psiquiátrico) como um desdobramento da educação neoliberal

    Maria Alayny Cavalcante Melo, Maria Vitória Silva Ripardo, Ana Carolina Borges Leão Martins
    e40111
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40111
  • A ilusão da liberdade de escolha O problema da “customização” do currículo dos itinerários formativos da Reforma do Ensino Médio

    Altair Alberto Fávero, Junior Bufon Centenaro, Antônio Pereira dos Santos
    e43171
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43171
  • Condições educativas na escola pública e privada de Fortaleza-CE

    Lia Machado Fiuza Fialho, Roberta Araújo de Sousa, Francisca Genifer Andrade de Sousa
    e38079
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.38079
  • Juventude e cultura digital Notas de um diário etnográfico

    Valdeci Reis
    e40140
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40140
  • Ensino Remoto Emergencial Percepções iniciais de docentes e o papel da tecnologia e da família em um contexto pandêmico

    Giovana Fernanda Justino Bruschi, Larissa Liss Cardoso de Andrade, Bettina Steren dos Santos
    e41550
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41550
  • Estratégias didáticas na educação a distância e no ensino híbrido para engajamento dos discentes Modelos adotados pelas Instituições de Ensino Superior de Feira de Santana – Bahia, Brasil

    Aline Fonseca Gomes, Ellianjose Marifranhcis Silva Junqueira Ayres, Joselito da Silva Bispo, Jucinara Reis Nunes dos Anjos
    e42452
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42452
  • A evasão escolar no ensino médio Análise de uma realidade

    Helene Santos Carvalho, Marisa Irene Siqueira Castanho
    e40630
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40630
  • Projetos em disputa Uma análise de políticas de formação de professores sob a ótica do Ciclo de Políticas

    Amanda Gomes Rêgo, Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy
    e42976
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42976
  • Análise acerca dos dispositivos institucionais que estruturam as desigualdades educacionais no ensino médio brasileiro

    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Simone Silveira Amorim
    e41222
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41222
  • Práticas e ferramentas para o compartilhamento de conhecimento em Escolas de Cursos Livres

    Tiago Carvalho Sabatino, Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Cláudia Herrero Martins Menegassi
    e42753
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42753
  • Insensibilidade e estranhamento nas cidades O poder simbólico da arquitetura hostil

    Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori, Glauce Stumpf, Jacson Gross
    e43020
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43020
  • As relações de poder entre professor e aluno em sala de aula

    Stéphane Figueiredo Ferreira, Maria Odette de Pauli Bettega
    e35110
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.35110
  • A concepção de Democracia tensionada entre a Pedagogia Libertária e a Gestão Escolar Democrática

    Rafael Sarto Muller
    e36076
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36076
  • Conteúdos negligenciados no ensino de Ciências Influências do planejamento, da execução e da avaliação das atividades em aula

    Marcelo Prado Amaral-Rosa, Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Lima
    e39410
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39410
  • Uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental usando a Pedagogia Histórico-Crítica

    Raphael Alves Feitosa, Jaírla Bianca Aires Praciano
    e40148
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40148
  • Percepções de estudantes universitários sobre a leitura acadêmica

    Fabrício Oliveira da Silva, Maria Cleonice Barbosa Braga
    e40593
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40593
  • Políticas de avaliação em larga escala Análise a partir de Weber

    Michelle de Souza Prado, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    e38399
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38399

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios

  • Acolhimento e vínculo Diálogo entre Psicopedagogia e Educação Popular na perspectiva da educação inclusiva

    Denise da Silva Maia, Victoria Cittolin Richetti
    e41884
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41884

Entrevista

  • Entrevista com o autor Caio Riter Leitura e formação do leitor

    Brendom da Cunha Lussani, Kadine Saraiva de Carvalho, Ângela Cogo Fronckowiak
    e41445
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41445