Estudo de caso
Dificuldades em Língua Portuguesa e em Matemática dos concluintes de uma escola ofertante da modalidade Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40384Palavras-chave:
Modalidades de conclusão do ensino médio, Áreas de estudo, Língua Portuguesa, Matemática, Metodologias alternativasResumo
Este estudo teve o objetivo de conhecer o perfil dos concluintes do ensino médio (EM) de uma escola ofertante da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e levantar informações a respeito das dificuldades em Língua Portuguesa e em Matemática, de forma a obter informações capazes de indicar quais conteúdos devem ser considerados para o desenvolvimento de metodologias. A elaboração deste trabalho contou com pesquisa em arquivo de erros que identifiquem os conteúdos de maior dificuldade em ambas as disciplinas; uso de Coeficiente de Contingência de Pearson para testar se a diferença entre questões certas e erradas são significativas. Percebeu-se na população, do total de 100 alunos pesquisados, que 49% dos alunos levam entre dois a cinco anos para finalização do ensino fundamental II e 82% levam um ano para finalização do EM. A maior parte dos alunos (64%) concluiu ambas as disciplinas em menos de um mês. Percebeu-se que as dificuldades encontradas em Língua Portuguesa foram relacionadas principalmente ao conteúdo Classe de Palavras, e em Matemática foram os conteúdos de Relações Trigonométrica, Álgebra e Geometria Espacial. Esses resultados tornam propício o desenvolvimento de metodologias, como a elaboração de videoaulas, organizadas por um assunto, com exercícios e exemplos de aplicação.
Downloads
Referências
ANDRADE, D. F.; OGLIARI, P. O. Estatística para as ciências agrárias e biológicas: Com noções de experimentação. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010. 470p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Portaria nº 77, de 16 de agosto de 2002. No uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, instituem o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Brasília: MEC: INEP, 2002. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/legistacao/2002/portaria77.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 27833, col. 1, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 6377, 12 ago. 1971.
BRASIL. Lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008. Dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 1, 11 jun. 2008.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 1, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 458, de 5 maio de 2020. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Diário Oficial da União: Brasília, DF, ed. 85, seção 1, p. 57, 6 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 468, de 3 de abril de 2017. Dispõe sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, ed. 65, seção 1, p. 40, 4 abr. de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 10 maio 2000a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Parte II- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Parte III- Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
CENSO Escolar. In: Gov.br. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 9 maio 2022.
CONZATTI, F. DE B. K.; DAVOGLIO, T. R. Estado de conhecimento da pesquisa acadêmica sobre o aluno adulto da educação de jovens e adultos (2011-2014). Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 59-73, abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.21385. Acesso em: 15 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.21385
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IEZZI, G. et al. Matemática: Ciência e aplicações. 9. ed. São Paulo: Saraiva Educação Ltda, 2016.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua em Educação. Taxa de Analfabetismo no Brasil de 2016 a 2019. [S. l.]: IBGE, 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/7113#resultado. Acesso em: 25 out. 2020.
MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE nº 2.943, de 18 de março de 2016. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs) e nos Postos de Educação Continuada (Pecons) que fazem parte da rede estadual de ensino da Secretaria de Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação, 2016. Disponível em: http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/2943-16-r.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.
SOARES, L.; SILVA, F. R.; FERREIRA, L. O. F. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos: Um olhar retrospectivo sobre a produção do período de 1988 a 2008. In: SOARES, L. (org.) Educação de Jovens e Adultos: O que revelam as pesquisas? Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SARMENTO, F. R. C. Português Descomplicado: Gramática e interpretação de textos para concursos públicos. Belo Horizonte: Alístudio Produções, 2012.
TELECURSO. Telecurso 2000. Memória Telecurso. [S. I.], 2020. Disponível em: https://www.telecurso.org.br/memoria-telecurso. Acesso em: 27 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.