Inclusão escolar de aluno com surdo-cegueira por síndrome de Usher
O trabalho em sala de recursos multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43591Palavras-chave:
educação escolar, surdocegueira, trabalho colaborativoResumo
O presente artigo trata da educação escolar de aluno com surdocegueira por síndrome de Usher. Tem como objetivo discutir as especificidades da surdocegueira e a relevância do atendimento educacional especializado. Utiliza como referencial teórico a abordagem Histórico-Cultural que entende que a pessoa com deficiência, para aprender e se desenvolver, precisa de mediação intencional, de recursos especiais e de caminhos alternativos; e busca em Paulo Freire fundamentos para discutir o diálogo e trabalho docente. Dessa forma, apresenta algumas estratégias utilizadas com um estudante surdocego, em um estudo de caso, matriculado na sala de recursos multifuncionais no Estado do Paraná. Conclui que para a inclusão escolar ocorra é fundamental que o estudante seja ouvido e que o ensino leve em consideração as suas potencialidades. A partir desse processo, são necessárias adaptações curriculares, uso de diferentes ferramentas e formas de comunicação que atendam as singularidades do estudante com surdocegueira. As aulas em sala de recursos multifuncionais e o trabalho colaborativo, envolvendo professores da classe do comum e do atendimento educacional especializado, podem trazer grandes avanços para a inclusão escolar.
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