A didática no ensino superior
Um olhar a partir de periódicos educacionais entre 1931 e 1944
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43559Palavras-chave:
educação, didática, periódicos educacionaisResumo
O artigo apresenta elementos para análise e possíveis pesquisas sobre o campo da Didática no Ensino Superior a partir de periódicos educacionais que circularam no Brasil entre 1931 e 1944. Para tanto, selecionamos 28 artigos de colaboradores de revistas que tratam sobre alguns aspectos da Didática. As análises foram realizadas à luz das contribuições de Garcia (2000), principalmente, no que se refere ao momento de constituição e institucionalização do campo da Didática. A Didática, no Brasil, era embasada nas teorias advindas dos testes psicológicos, principalmente, no que diz respeito aos momentos de Garcia (2000) entre 1930 e 1950, um momento em que o magistério brasileiro passava por discussões e mudanças efervescentes, acerca de quais métodos de ensino eram melhores de serem aplicados e, de modo geral, com a infância, principalmente, com os primeiros anos de vida – Psicologia Infantil.
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