Percepções de estudantes universitários sobre a leitura acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40593Palavras-chave:
leitura acadêmica, dificuldades de leitura, papel da universidadeResumo
Este trabalho analisa as percepções de estudantes universitários em torno da leitura acadêmica. O texto discute reflexões que 14 estudantes fazem sobre a leitura, considerando os significados da ação de ler na universidade, sobre as principais dificuldades do ato de ler e sobre o papel da universidade frente ao ensino de leitura acadêmica. O objetivo principal do estudo é o de compreender como os estudantes definem o papel da leitura acadêmica na universidade, evidenciando os sentidos, as dificuldades e a contribuição de professores universitários na tarefa de ensino de leitura. Este é um estudo de base qualitativa, tendo como dispositivo de recolha de informações os relatos escritos de estudantes a respeito de três questões que lhes foram feitas sobre leitura acadêmica na universidade. Entre os principais resultados, o estudo permitiu concluir que a percepção de leitura se aproxima de padrões que a concebem como estratégia de decodificação e de produção de sentido. Mostrou, ainda, que as principais dificuldades estão ancoradas nos processos formativos da escola básica e da universidade. Por fim, o estudo evidenciou que há uma percepção generalizada dos estudantes de que os professores universitários precisam desenvolver estratégias de ensino de leitura na universidade, frente às dificuldades que os estudantes apresentam ao ingressarem no Ensino Superior.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2009.
BAKHTIN, M. Metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 393-421.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LUCKESI, C. C. et al. Fazer universidade: uma proposta pedagógica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão textual como trabalho criativo. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 11, p. 89-103. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40358. Acesso em: 28 jun. 2020.
MARTINS, A. C.; SANTOS, E. A. G. A escrita acadêmica na formação inicial de professores: diários de aprendi-
zagem na constituição de si. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 1-12, jul./dez. 2019. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30327.
MATEOS, M. Metacognición y educación. Buenos Aires: Aique, 2009.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
ORLANDI, E. Paráfrase e polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. Revista Unicamp, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 9-20, 1998.
POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RICOEUR, P. Teoria da interpretação. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996.
TOURINHO, C. Dificuldade de ler na academia. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, PB, v. 1, n. 2, p. 325-346, jul./dez. 2011. https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/10966/7272.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.