Diversidade na formação inicial de professores: experiências do cotidiano escolar no Pibid

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva UNEB - Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Joana Maria Leôncio Nuñez Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27848

Palavras-chave:

Experiências formativas, Pibid, Diversidade

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo as experiências formativas relacionadas à diversidade de estudantes da licenciatura, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Analisa as compreensões de licenciandos de Pedagogia e de Ciências Sociais na iniciação à docência, considerando suas vivências no subprojeto interdisciplinar: “Diversidade e Docência na Educação Básica”. Ancora-se na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivos observações, rodas de conversas e entrevistas. Utiliza a abordagem metodológica da (auto)biografia relacionada à diversidade no contexto escolar, particularmente as ligadas às relações étnico/raciais, diversidade de gênero e sexualidades sob o ponto de vista da afirmação dos direitos humanos. Como resultado, tem-se o foco de análise dos estudantes ancorado numa perspectiva de entendimento intercultural sobre a diversidade, fato que favorece o desenvolvimento de análise que considera a realidade dos estudantes da escola básica.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO, vinculado ao PPGEduC - UNEB

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Publicado

2018-07-17

Como Citar

Silva, F. O. da, Rios, J. A. V. P., & Nuñez, J. M. L. (2018). Diversidade na formação inicial de professores: experiências do cotidiano escolar no Pibid. Educação Por Escrito, 9(1), 3–22. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27848

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