Educação linguística e práticas de letramento no ensino de português escrito para surdos
Um relato de experiência na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39328Palavras-chave:
educação linguística, práticas de letramento, ensino de português para surdos, experiência de docênciaResumo
Neste texto, objetivamos descrever um relato de experiência de docência em relação à aprendizagem de Português a partir de práticas de letramento, realizada com uma aluna surda, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola bilíngue para surdos. As atividades desenvolvidas em sala de aula compreendem os seguintes temas: a) rotinas; b) a escola e eu; e c) o eu, o outro e o nós. Do ponto de vista teórico, traz conceitos da educação linguística e dos letramentos. Metodologicamente, enquadra-se em um paradigma de pesquisa qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008). Os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram entrevistas, filmagem e transcrição das aulas, atividades desenvolvidas em sala de aula e observação participante. A pesquisa considerou as atividades de leitura e escrita, somadas às impressões e sentidos atribuídos pela professora-participante à sua ação pedagógica. Os resultados apontam que a educação linguística, sob o viés de práticas de letramento, corroborou o letramento de vida como possibilidade de aprendizagem, na educação bilíngue, por uma jovem surda com aquisição e aprendizagem tardias de língua – Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português escrito. Além disso, possibilitou ações em prol do agenciamento e interação da aluna consigo e com o outro. Desse modo, conclui-se que o ensino de Português escrito, na perspectiva da educação linguística e práticas de letramento, pode fazer a diferença na aprendizagem inicial e na ação de agência de jovens surdos nos anos finais do ensino fundamental.
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Referências
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