Estratégias didáticas na educação a distância e no ensino híbrido para engajamento dos discentes
Modelos adotados pelas Instituições de Ensino Superior de Feira de Santana – Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42452Palavras-chave:
Formação, educação, estratégias, didáticas, engajamentoResumo
As políticas públicas de popularização do ensino superior brasileiro e o desenvolvimento das tecnologias da informação, fez surgir novas metodologias de ensino e aprendizagem. Promover a formação dos profissionais da educação, tornando-os capazes de contribuir com o desenvolvimento dos alunos de forma autônoma e criativa, é o desafio que se impõe. Esse estudo buscou responder quais as estratégias didáticas que podem ser utilizadas na educação a distância e no modelo de ensino híbrido para promover o engajamento dos discentes. Além de conceituar e discutir as diferenças da educação a distância e ensino híbrido, o propósito foi identificar qual dos modelos têm sido ofertados nas instituições de ensino pesquisadas, entre os anos de 2015 a 2019, por meio de dados extraídos das bases do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e sites institucionais. Por método, a pesquisa documental identificou os modelos adotados em 23 instituições. Os resultados apontaram que 74,5% utilizam a educação a distância, 13,5% o ensino presencial e 12% o ensino híbrido. Como contribuições, constatou-se que nas duas modalidades é imprescindível que as estratégias didáticas envolvam: o planejamento das atividades, sensibilização dos alunos, produção de conteúdo, utilização da tecnologia para a prática de metodologias ativas, e reavaliação das práticas didáticas.
Downloads
Referências
ARETIO, L. G. Educación a distancia hoy. Madrid: Uned, 1994.
AVRELLA, J. F.; CERUTTI, E. Tecnologias na educação: o ensino híbrido enquanto possibilidade metodológica. Revista Ciências Humanas - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação, Rio Grande do Sul, p. 41-56, 2019. Disponível em: http://www.revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3242. Acesso em: 02 abr. 2022.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BACICH, L. et al. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015
BELONI, M. L. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea).
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 mar. 2021.
BRASIL. Decreto n.º 9.507 de 25 de maio de 2017. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24. Acesso em: 23 mar. 2021.
BRASIL. Decreto n.º 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Brasília: Presidência da República, 2005, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Portaria do Ministério da Educação n.º 2.117 de 06 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União: Brasília, edição 239, seção 1, p. 131, 11 dez. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 19 mar. 2021.
FACULDADES JÁ. Faculdades em Feira de Santana, BA. In: Faculdades Já. [S. l.], 2021. Disponível: https://faculdadesja.com.br/faculdades/cidades/feira-de-santana-ba. Acesso em: 1 mar. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
GOMES, A. F. et al. Ensino remoto da área técnica de administração para a conversão do conhecimento: relato de experiência de ensino, durante a pandemia, nos cursos técnicos em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Teixeira de Freitas. In: SILVA, C. R. M. (org.). Administração: ciência e tecnologia, estratégia, administração pública e estudos organizacionais. Ponta Grossa: Atena, 2021. DOI: 10.22533/at.ed.84721100318. Disponível em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/3904. Acesso em: 21 mar. 2021.
GONÇALVES, N. G. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2012.
IBGE. Feira de Santana. In: Cidades IBGE. [S. l.], 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/feira-de-santana/panorama. Acesso em: 22 mar. 2021.
INEP. Censo da educação superior. In: Gov.br. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 24 mar. 2021.
LOPES, L. F.; FARIA, A. A. O que e o quem da EaD: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2013.
MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: Intersaberes, 2012
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. 2015. v. II. p. 15-33. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
PETERES, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2009.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. Manual de investigação em ciências sociais: trajectos. 5. ed. Lisboa: Gradiva, 2008.
SALVAGNI, J.; WOJCICHOSKI, N.; GUERIN, M. Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, e38898, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898. Acesso em: 23 mar. 2022.
SANTOS, A. P. et al. (2019). Sala de aula invertida e rotação por estações: aplicação do projeto social Grupo Bizu de Prova. EmRede Revista de educação a distância, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/465. Acesso em: 23 mar. 2021.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.
SILVA, C. S. (2017). Interiorização do ensino superior na Bahia: um olhar para os cursos de licenciatura em história nas estaduais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 29., 2017. Anais [...]. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502851614_ARQUIVO_InteriorizacaodoEnsinoSuperiornaBahiaanpuh1.pdf. Acesso em: 24 mar. 2021.
SOARES, K. C.; SOARES, M. A. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: Intersaberes, 2017.
SUNAGA, A.; CARVALHO, C. S. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: BACICH, L.; MORAN, J. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva. Porto Alegre: Penso, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.