Políticas de avaliação em larga escala

Análise a partir de Weber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38399

Palavras-chave:

Avaliação de Aprendizagem em Processo, Prova Brasil, Weber

Resumo

Este trabalho vincula-se à uma abordagem teórica sobre uma problemática da educação brasileira proeminente, que são as avaliações em larga escala. Buscamos fazer apontamentos sobre os testes padronizados em contexto escolar com o auxílio da sociologia de Max Weber. Para tanto, elegemos duas avaliações externas e pertencentes à rede pública de ensino: a primeira, Prova Brasil, de âmbito nacional, a qual avalia o quinto e nono ano; e a segunda, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, filiada à primeira, intitulada Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP). As argumentações partem da análise da situação de que o aluno, sujeito avaliado, é submetido em todo o seu percurso na escolarização gratuita às escalas de medidas racionalizadas, como destacaremos por intermédio da teoria weberiana, as quais não levam em consideração aspectos como gestão, capacitação docente, condições e verbas destinadas aos sistemas educacionais, devido ao excesso de preocupação nos índices. 

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Biografia do Autor

Michelle de Souza Prado, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), Assis, SP, Brasil.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Assis, SP, Brasil. Especialista em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Atendimento Educacional Especializado (UEM); e Mídias na Educação e Libras (UNICENTRO). Graduada em Letras (Habilitação Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Assis, SP, Brasil. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil. Tem experiência docente em redes públicas de ensino. Vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEDUC, Assis, SP como docente de língua materna.

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, SP, Brasil.

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP, Brasil. Professora Livre Docente na Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis, SP, Brasil. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

Prado, M. de S., & Garcia, D. N. de M. (2022). Políticas de avaliação em larga escala: Análise a partir de Weber. Educação Por Escrito, 13(1), e38399. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38399

Edição

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Artigos