Ensino Remoto Emergencial
Percepções iniciais de docentes e o papel da tecnologia e da família em um contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41550Palavras-chave:
ensino remoto emergencial, escola, família, tecnologiasResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa do grupo PROMOT - Processos Motivacionais em Contextos Educativos que trata sobre a adaptação inicial de docentes ao Ensino Remoto Emergencial, instaurado devido à pandemia de COVID-19 no Brasil. A coleta de dados se deu através de um formulário no Google Forms, ao qual 202 professores responderam. Os dados foram analisados por meio da metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado, com relação às influências do Ensino Remoto Emergencial no desenvolvimento dos estudantes, os professores destacam o desenvolvimento da autonomia, a valorização da escola e algumas consequências negativas, como prejuízo pedagógico e acentuação de desigualdades educacionais. No que se refere às estratégias do momento atual que continuarão a ser aplicadas no futuro, os professores apostam no uso das tecnologias digitais e na manutenção de relações mais estreitas entre escolas e famílias. Já com relação a como imaginavam que seria o retorno às aulas presenciais, os professores se abstiveram de responder ou manifestaram pessimismo.
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