A articulação entre a autoavaliação e os processos de planejamento em instituições de educação superior no estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28002Palavras-chave:
Sinaes, Autoavaliação, Planejamento.Resumo
Uma gestão consistente que proporcione qualidade e sustentabilidade nas Instituições de Educação Superior (IESs) é o que vem provocando debates no segmento educacional. A preocupação com resultados relativos ao Sinaes (Sistema Nacional Avaliação da Educação Superior), desenvolvidos pelo Ministério da Educação, é um dos pontos importantes desse processo. Uma das obrigações contidas no Sinaes é o estabelecimento da CPA (Comissão Própria de Avaliação), a qual tem a finalidade de conduzir as avaliações internas em uma IES. As autoavaliações têm papel fundamental no desenvolvimento e melhorias nas instituições e, dessa forma, merecem destaque se usadas de forma efetiva como insumos para o planejamento da organização. O presente estudo tem a finalidade de identificar como ocorre a articulação entre os resultados das autoavaliações e os processos de planejamento em IESs. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores e coordenadores responsáveis pela CPA e pelo Planejamento Estratégico ou PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional. As declarações dos entrevistados demonstraram que todos estão conscientes da importância de existir articulação entre a autoavaliação e os processos de planejamento. Contudo, não há relatos de uma metodologia, em nenhuma instituição, que determine um padrão de aplicação dessas atividades sincronizadas, ou seja, a articulação é feita conforme a necessidade, por meio da entrega de relatórios para a reitoria e aos coordenadores.
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