Acolhimento e vínculo

Diálogo entre Psicopedagogia e Educação Popular na perspectiva da educação inclusiva

Autores

  • Denise da Silva Maia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9785-1340
  • Victoria Cittolin Richetti Secretaria da Educação (SEDUC-RS), Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil; Organização Não Governamental para a Educação Popular (ONGEP), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8942-8318

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41884

Palavras-chave:

Acolhimento, Vínculo, Psicopedagogia, Educação Popular, Educação inclusiva

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir acerca de possíveis aproximações entre a Psicopedagogia e a Educação Popular, a partir da perspectiva da educação inclusiva, tendo como ponto de articulação a discussão sobre a influência do acolhimento e do vínculo no processo de aprendizagem. O estudo, amparado em autores como Alicia Fernández, Paulo Freire, Pichon-Rivière e Alicia Fernández, foi realizado em instituição popular, a ONGEP. Foram entrevistados alunos e professores, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011). São discutidas as aproximações possíveis entre a Educação Popular e a Psicopedagogia, a partir dos conceitos de vínculo e acolhimento, que emergiram nas entrevistas como elementos essenciais a um contexto facilitador de aprendizagens e que promova o fortalecimento das identidades. Dessa forma, entende-se que esses constructos são basilares para uma educação crítica e inclusiva, que afirme o valor da diversidade. Para finalizar, aborda-se a necessidade de haver mais diálogo entre a Psicopedagogia e a Educação Popular, na medida em que há uma escassa bibliografia relacionando-as, e defende-se a ideia de que as diferentes práticas e articulações teóricas de cada campo podem ser enriquecidas e ampliadas pelo debate.

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Biografia do Autor

Denise da Silva Maia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS. Psicóloga escolar e educacional. Professora convidada do curso de Especialização em Psicopedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. 

Victoria Cittolin Richetti, Secretaria da Educação (SEDUC-RS), Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil; Organização Não Governamental para a Educação Popular (ONGEP), Porto Alegre, RS, Brasil.

Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora de Língua Portuguesa no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul da Secretaria da Educação (SEDUC-RS) e na Organização Não Governamental para a Educação Popular (ONGEP), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

Maia, D. da S., & Richetti, V. C. (2022). Acolhimento e vínculo: Diálogo entre Psicopedagogia e Educação Popular na perspectiva da educação inclusiva. Educação Por Escrito, 13(1), e41884. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.41884

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios