Os aspectos sociodemográficos de evasão e abandono escolar no ensino público do semiárido nordestino
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43544Palavras-chave:
education, school dropout, school abandonment, sociodemographicResumo
Para refletir a evasão e o abandono escolar, faz-se necessário discutir não apenas o viés da qualidade do ensino e das estruturas físicas dos espaços educacionais, mas é importante considerar os determinantes internos (desenvolvimento psíquico) e externos (socioeconômico) que permeiam a vida dos educandos. O estudo apresentado versa sobre uma pesquisa documental, de abordagem quantitativa, tendo por objetivo analisar os aspectos sociodemográficos do abandono e da evasão escolar na rede pública de ensino do município de José da Penha, Rio Grande do Norte (RN), semiárido nordestino. Os resultados aqui encontrados, além de dialogar com a literatura, apontam que, embora tenham diminuído no período em análise, a evasão e o abandono escolar ainda se mostram elevados, principalmente entre os alunos do sexo masculino, sendo a evasão mais frequente que o abandono e com maior índice entre os alunos advindos de espaços rurais e espaços urbanos periféricos.
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