A reforma de 1° e 2° graus de 1971 e a reforma do ensino médio de 2017
Algumas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43895Palavras-chave:
políticas educacionais, Lei n.º 5.692, Lei n.º 13.415Resumo
Este texto objetiva fazer algumas aproximações em relação à reforma de 1° e 2° graus, Lei n.º 5.692 de 1971, e a reforma do ensino médio, Lei n.º 13.415 de 2017. Evidencia-se, dentre outros aspectos, o processo de profissionalização na formação dos estudantes na reforma de 1971 e a indução à profissionalização a nível de ensino médio com a proposta atual, ambas inseridas em contextos de golpe (civil-militar, em 1964, e jurídico-midiático-parlamentar, em 2016). Metodologicamente, o artigo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica (consulta em obras e artigos científicos), bem como documentos referentes à temática. Considerando que há similaridades entre as reformas, acarretando desdobramentos para a educação pública, o texto tem caráter preliminar, o que exigirá, para uma abordagem mais completa, na perspectiva de totalidade, o desenvolvimento de novas pesquisas.
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