Arte-educação no Brasil e formação de professores
O que revelam as produções da ANPED
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42410Palavras-chave:
arte-educação, estado do conhecimento, formação de professores, ensino de arteResumo
Este artigo apresenta discussões sobre a formação de professores e suas interfaces com a arte-educação desenvolvida nas redes de ensino brasileiras. Para tal, foram mapeados os artigos científicos publicados nos anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período de 2009 a 2017, constituindo-se como um recorte das produções do Grupo de Trabalho (GT) 24 – Educação e Arte. A pesquisa do tipo Estado do Conhecimento desenvolveu-se a partir dos descritores: Formação de Professores, Ensino de Arte e Escola de Arte. No primeiro descritor, a análise dos dados evidenciou a prevalência dos estudos sobre saberes docentes, assim como, aponta para o crescente interesse na elaboração de pesquisas nas abordagens ético-estética, experiencial, inventiva e imaginativa. Em relação ao ensino de Arte, prevaleceram as discussões em torno da multiculturalidade e da importância das práticas docentes que possibilitem a experiência estética, oportunizem o silêncio, o autoconhecimento e o sensível, sem perder de vista o olhar crítico sobre e na contemporaneidade e, quanto ao descritor Escola de Arte, não houve publicações.
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