Arte-educação no Brasil e formação de professores

O que revelam as produções da ANPED

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42410

Palavras-chave:

arte-educação, estado do conhecimento, formação de professores, ensino de arte

Resumo

Este artigo apresenta discussões sobre a formação de professores e suas interfaces com a arte-educação desenvolvida nas redes de ensino brasileiras. Para tal, foram mapeados os artigos científicos publicados nos anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período de 2009 a 2017, constituindo-se como um recorte das produções do Grupo de Trabalho (GT) 24 – Educação e Arte. A pesquisa do tipo Estado do Conhecimento desenvolveu-se a partir dos descritores: Formação de Professores, Ensino de Arte e Escola de Arte. No primeiro descritor, a análise dos dados evidenciou a prevalência dos estudos sobre saberes docentes, assim como, aponta para o crescente interesse na elaboração de pesquisas nas abordagens ético-estética, experiencial, inventiva e imaginativa. Em relação ao ensino de Arte, prevaleceram as discussões em torno da multiculturalidade e da importância das práticas docentes que possibilitem a experiência estética, oportunizem o silêncio, o autoconhecimento e o sensível, sem perder de vista o olhar crítico sobre e na contemporaneidade e, quanto ao descritor Escola de Arte, não houve publicações.

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Biografia do Autor

Sandra Beatriz Silva da Costa, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestre em Ensino pela Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, RS, Brasil; psicopedagoga pelo Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria, RS, Brasil. Professora da Rede Municipal de Educação, em Santa Maria, RS, Brasil. 

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil; pedagoga pelo Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria, RS, Brasil. Professora do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), em Santa Maria, RS, Brasil.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Rede Municipal de Educação, Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil; pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), em Santa Maria, RS, Brasil. Professora do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), em Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Costa, S. B. S. da, Marquezan, F. F., & Santos, E. A. G. dos. (2022). Arte-educação no Brasil e formação de professores: O que revelam as produções da ANPED. Educação Por Escrito, 13(1), e42410. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42410

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