Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875Resumo
.Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.
CABRERA, A.; LA NASA. Práticas na sala de aula: a aprendizagem de 10 lições. In: AUDY, J.; MOROSINI, M. C. Inovação e qualidade da Educação Superior. Porto Alegre: Edipucrs/CAPES/CNPq/INEP, 2008. p. 44-74. Disponível em: vhttp://www.pucrs.br/edipucrs/inovacaoequalidade.pdf - Acesso em: 12 fev. 2014.
LOVITTS, B. E. Making the implicit explicit: creating performance expectations for the dissertation. Virginia: Stylus, 2007.
FERNANDES, C. M. B. Sala de aula universitária – ruptura, memória educativa, territorialidade – o desafio da construção pedagógica do conhecimento. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFRGS, Porto Alegre, 1999.
FERNANDES, C. M. B. Bases epistemológicas e pedagógicas da construção pedagógica do conhecimento. Texto de discussão na disciplina Metodologia do Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. [mímeo]
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.
MILLS, W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, [s/d].
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento: sua contribuição à ruptura de pré-conceitos. Revista de Educação da UFSM, Santa Maria: Centro de Educação, v. 40, 2015. [aceito para publicação]
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1988.
VYGOTSKY, L. Interaction between learning and development. In: Mind and Society. Harvard: University Press, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.