“Queremos ser sujeitos do sistema educacional”: as implicações do Trabalho Pedagógico na Permanência e Êxito de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30560Palavras-chave:
Programa Permanência e Êxito, Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho Pedagógico.Resumo
Esse artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado sobre o tema da permanência e o êxito de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa teve como ênfase a análise da política denominada Programa Permanência Êxito (PPE). O objetivo foi compreender as possíveis relações entre o Trabalho Pedagógico e o sucesso ou fracasso escolar e para isso, partiu de uma concepção crítica da educação. Como produção de dados foram entrevistados(as) os(as) coordenadores(as) do PPE e dos Eixos Tecnológicos, de dois campi do IF Farroupilha, além da aplicação de um questionário para os estudantes dos Cursos Técnicos e observações sistematizadas nos Diários de Campo. A partir da produção dos dados foi possível compreender que as relações no Trabalho Pedagógico ocorreram de duas formas, quando o estudante sente-se acolhido pela instituição ou quando as relações no T.P. reafirmam a exclusão, selecionando os mais “aptos”.
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