“Queremos ser sujeitos do sistema educacional”: as implicações do Trabalho Pedagógico na Permanência e Êxito de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30560

Palavras-chave:

Programa Permanência e Êxito, Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho Pedagógico.

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado sobre o tema da permanência e o êxito de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa teve como ênfase a análise da política denominada Programa Permanência Êxito (PPE). O objetivo foi compreender as possíveis relações entre o Trabalho Pedagógico e o sucesso ou fracasso escolar e para isso, partiu de uma concepção crítica da educação. Como produção de dados foram entrevistados(as) os(as) coordenadores(as) do PPE e dos Eixos Tecnológicos, de dois campi do IF Farroupilha, além da aplicação de um questionário para os estudantes dos Cursos Técnicos e observações sistematizadas nos Diários de Campo. A partir da produção dos dados foi possível compreender que as relações no Trabalho Pedagógico ocorreram de duas formas, quando o estudante sente-se acolhido pela instituição ou quando as relações no T.P. reafirmam a exclusão, selecionando os mais “aptos”.

 

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Biografia do Autor

Rozieli Bovolini Silveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria, técnico-administrativa em educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria, RS, Brasil).

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria, RS, Brasil), professora da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Silveira, R. B., & Maraschin, M. S. (2020). “Queremos ser sujeitos do sistema educacional”: as implicações do Trabalho Pedagógico na Permanência e Êxito de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica. Educação Por Escrito, 10(2), e30560. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30560

Edição

Seção

Artigos