Diários de Aula: reflexões sobre a prática docente no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.17388Palavras-chave:
Diários de Aula. Formação de Professores. Reflexão docente. Educação Básica.Resumo
O presente artigo propõe a uma reflexão acerca da prática docente nos anos iniciais sobre um
recorte a partir de pesquisa realizada com uma professora que atua com 4º e 5º anos do ensino fundamental a qual trabalha com a disciplina de Filosofia. Apresenta-se a análise de resultados parciais sobre essa prática docente compreendendo que os registros dos Diários de Aula contribuem significativamente no processo de reflexão docente sobre sua prática pedagógica. Os dados foram obtidos a partir dos registros dos diários de aula da professora. A metodologia é de cunho qualitativo e a proposta foi que a professora escrevesse seus diários
de aula após ter tido os esclarecimentos na perspectiva de Zabalza (2004).
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Oficio de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
ARROYO, M. G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: 2005.
BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2009.
DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004.
GARCÍA, C. M.. Formação de professores: para uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto, Portugal: Porto, 2005.
GARCÍA, Carlos H. Bienestar docente y pensamiento emocional. Madrid: Wolters Kluwer España, 2008.
HERBERTZ, D., VITORIA, M. I. C. Os diários de aula como possibilidade de qualificação profissional dos professores em formação no ensino superior. Revista Prâksis, Feevale, ano VII, v. 1, p. 37-44, jan. 2010.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.
LIBÂNEO, J. C. O ensino de graduação na Universidade: a aula universitária. 2009. Disponível em: http://www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/ensino/pdf. Acesso em: 19 maio 2014.
LOCH, J. M. de P. et al. EJA: planejamento, metodologias e avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2009.
MOSQUERA, Juan J. M., STOBÄUS, Claus. O mal-estar na docência: causas e conseqüências. In: Educação, Porto Alegre: PUCRS, ano XIX, n. 31, 1996.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote – Instituto de Inovação Educacional, 1993.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes & formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança – por uma práxis transformadora. 9. ed. São Paulo: Libertad, 2008.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2004.
XAVIER, M. L.M. et al. Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000.
ZABALZA, M. A. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.