Cooperar e colaborar em processos de aprendizagem
Uma análise dos conceitos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38027Palavras-chave:
Cooperação, Colaboração, Educação, Método de análise de conceitoResumo
Os termos “cooperação” e “colaboração” têm sido utilizados por educadores e pesquisadores ao longo dos anos, em diferentes trabalhos. Contudo os vocábulos têm vieses diferentes quando considerados em situações de aprendizagem. Destarte, são conceitos investigados neste artigo por meio de uma pesquisa qualitativa, por meio do método de análise de conceito, proposto por Walker e Avant, com o suporte de uma revisão integrativa. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as definições, considerando as nuanças, dos termos supracitados utilizadas por pesquisadores da área da educação. A revisão integrativa, realizada em um dos passos do método de análise de conceito, possibilitou levantar diferentes atributos que podem ser utilizados para cada um dos termos aqui tratados, a fim de diferenciá-los, especialmente em contextos pedagógicos. Ainda, verificou-se que é viável usar tanto a cooperação quanto a colaboração em diferentes níveis de ensino; contudo, para a escolha correta do conceito, o professor que atua em instituições de ensino deve avaliar a metodologia mais indicada para os alunos de sua turma.
Downloads
Referências
ARCHER, Carol; KELEN, Christopher. Dialogic pedagogy in creative practice: a conversation in examples. Pedagogy, Culture and Society, v. 23, n. 2, p. 175-202, 2015. http://doi.org/10.1080/14681366.2014.932301
BLACKLEY, Susan et al. Using a makerspace approach to engage Indonesian primary students with STEM. Issues in Educational Research, v. 28, n. 1, p. 18-42, 2018. Disponível em: https://www.iier.org.au/iier28/blackley.pdf
BOVILL, Catherine et al. Addressing potential challenges in co-creating learning and teaching: overcoming resistance, navigating institutional norms and ensuring inclusivity in student-staff partnerships. Higher Education, v. 71, n. 2, p. 195-208, 2016. https://doi.org/10.1007/s10734-015-9896-4
CASTELLARO, Mariano A.; ROSELLI, Néstor D. Peer collaboration in childhood according to age, socioeconomic context and task. European Journal of Psychology of Education, v. 30, n. 1, p. 63-80, 2014. http://doi.org/10.1007/s10212-014-0228-3
CEN, Ling et al. Quantitative approach to collaborative learning: performance prediction, individual assessment, and group composition. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 11, n. 2, p. 187-225, 2016. http://doi.org/10.1007/s11412-016-9234-6
CHILD, Simon F. J.; SHAW, Stuart. Towards an operational framework for establishing and assessing collaborative interactions. Research Papers in Education, v. 34, n. 3, p. 276-297, 2019. https://doi.org/10.1080/02671522.2018.1424928
CORONADO, Daniela M.; MIYASHIRO, Mercedes María N. Autonomous learning strategies in the reading comprehension of high school students. Propósitos y Representaciones, v. 7, n. 2, p. 134-159, 2019. http://doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.276
DEERING, Paul D. et al. Preparing young adolescents for a bright future – right now! Middle School Journal, v. 47, n. 1, p. 19-26, 2015. http://doi.org/10.1080/00940771.2016.1059726
FERNANDES, Maria das Graças M. et al. Análise conceitual: considerações metodológicas. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 64, n. 6, p. 1150-1156, 2011. https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000600024
FERRAZ, Arthur T.; SASSERON, Lúcia H. Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-25, 2017. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190117
KLEIN, Edna L.; VOSGERAU, Dilmeire S. R. Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superior. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 41, p. 667-698, 2018. https://doi.org/10.5902/1984644429300
MEYER, Kimberly; WURDINGER, Scott. Students’ perceptions of life skill development in project-based learning schools. Journal of Educational Issues, v. 2, n. 1, p. 91, 2016. https://doi.org/10.5296/JEI.V2I1.8933
MIRHOSSEINI, Fakhrossadat et al. Exploring the concept of Scholarship of Teaching and Learning (SoTL): concept analysis. Medical Journal of the Islamic Republic of Iran, v. 32, n. 1, 2018. http://doi.org/10.14196/mjiri.32.96
MORLEY, Christine; ABLETT, Phillip. Designing assessment to promote engagement among first year social work students. e-Journal of Business Education and Scholarship of Teaching, v. 11, n. 2, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1167329
PAI, Hui-Hua; SEARS, David A.; MAEDA, Yukiko. Effects of small-group learning on transfer: a meta-analysis. Educational Psychology Review, v. 27, n. 1, p. 79-102, 2014. https://doi.org/10.1007/s10648-014-9260-8
REED, Malcoml. Classroom interaction and the development of empowerment. Changing English: Studies in Culture and Education, v. 25, n. 2, p. 115-134, 2018. https://doi.org/10.1080/1358684X.2018.1458283
TARCHI, Christian; PINTO, Giuliana. Reciprocal teaching: analyzing interactive dynamics in the co-construction of a text’s meaning. Journal of Educational Research, v. 109, n. 5, p. 518-530, 2016. http://doi.org/10.1080/00220671.2014.992583
TORRES, Patricia L.; IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, Patricia L. (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar-PR, 2014. p. 61-94.
TORRES, Patricia L.; SIQUEIRA, Lilia María M. Educação virtual nas universidades: as contribuições da aprendizagem colaborativa. Revista de História da Educação Latino-Americana, v. 14, n. 19, p. 175-204, 2012. http://doi.org/10.9757/Rhela.19.08
VOSGERAU, Dilmeire S. R.; ROMANOWSKI, Joana P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. http://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08
WALKER, Lorraine O.; AVANT, Kay C. Strategies for theory construction in nursing. 5ª Ed. Boston: Pearson, 2011.
WOSNITZA, Marold S. et al. Consistently inconsistent: teachers’ beliefs about help seeking and giving when students work in groups. Teachers and Teaching, v. 21, n. 1, p. 74-86, 2015. http://doi.org/10.1080/13540602.2014.928119
ZAMBERLAN, Lisa; WILSON, Stephanie E. “Conversation leading to progress”: student perceptions of peer tutors’ contribution to enhancing creativity and collaboration in a first year design studio. Journal of Peer Leraning, v. 10, p. 59-75, 2017. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/ajpl/vol10/iss1/5/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.