Itinerários de vida de estudantes universitários com deficiência
Um olhar sobre a educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41873Palavras-chave:
Educação, Inclusão, Deficiência, Educação básica, Ensino superiorResumo
O presente artigo apresenta os resultados da investigação que teve como principal objetivo compreender como os sujeitos com deficiência veem e percebem os movimentos em prol da educação inclusiva, bem como identificar quais suas perspectivas com relação à inclusão. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica a análise dos itinerários de vida de dois estudantes universitários com deficiência. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas com os dois sujeitos investigados e os dados coletados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, a partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica e dos estudos sobre defectologia de Vigotski. O estudo evidenciou os principais entraves e avanços no fazer inclusivo e as contribuições dos sujeitos para a qualificação das práticas inclusivas em educação. Os itinerários demonstram a superação do estereótipo de deficiente a partir do investimento nas interações sociais dos sujeitos. A partir da análise dos dados pôde-se observar ainda que o preconceito se apresenta como um dos principais entraves ao fazer inclusivo, o que por sua vez origina-se da falta de conhecimento e contato com as pessoas com deficiência. Por fim, ressalta-se que os estudantes com deficiência se mostram abertos ao debate e à construção de uma sociedade inclusiva e muito têm a nos dizer e a contribuir.
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