O ensino de matemática no atendimento educacional especializado no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41886Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Educação Matemática Inclusiva, Pesquisa BibliográficaResumo
Com o presente artigo, discute-se o ensino e a aprendizagem em Matemática no ambiente Atendimento Educacional Especializado a partir de investigações voltadas para o contexto brasileiro. Para produção dos dados, de cunho bibliográfico, foram considerados periódicos científicos brasileiros online com foco em Educação Matemática divulgados no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e periódicos de Educação Especial qualificados no Qualis Capes (2013-2016) como A1, A2 e B1 na área de Ensino, o que resultou num total de 47 periódicos. A partir disso, a seleção dos artigos obedeceu aos seguintes critérios: a) referir-se a pesquisas brasileiras; b) conter no resumo uma das seguintes expressões: “Atendimento Educacional Especializado” (para os periódicos de Educação Matemática); e “Atendimento Educacional Especializado” e “Matemática” (para os periódicos de Educação Especial). Com isso, foram selecionados 13 textos, cuja análise foi encaminhada pela Análise Textual Discursiva, com a definição das seguintes unidades de análise: a) conhecimentos profissionais e acadêmicos do professor do AEE; b) o papel dos recursos pedagógicos no ensino de Matemática; c) os reflexos da colaboração entre professores da sala de aula comum e do AEE. Os resultados apontam que as discussões referentes a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva precisam fazer parte dos cursos de formação inicial e continuada. Além disso, os estudantes apoiados pela Educação Especial têm melhores oportunidades de aprender quando suas diferenças são legitimadas, o que se manifesta particularmente a partir de diversificação de recursos didáticos, planejamento pautado nas potencialidades desses educandos e em colaboração entre os professores do AEE e da sala comum.
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