Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva

Autores

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues

Palavras-chave:

Concepção de professores, deficiências, educação inclusiva.

Resumo

Este estudo, realizado junto a 423 professores, verificou as dificuldades por eles identificadas no processo de inclusão escolar e a que/quem elas são atribuídas. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados mostraram que 40% deles creditam a dificuldade à escola (número excessivo de alunos e falta de equipe técnica); 31% a atribuem ao próprio professor; 9% creditam as dificuldades à família; 8% as atribuem ao preconceito; 6% as atribuem aos alunos; 5% destacam a ausência de políticas públicas eficientes e, 1% não vê dificuldades. Na opinião dos professores, o sistema escolar não está preparado para receber alunos com deficiência. Assim, é necessário investir em formação inicial e continuada, além de romper com a estrutura tradicional de escola que está posta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-10

Como Citar

Capellini, V. L. M. F., & Rodrigues, O. M. P. R. (2009). Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva. Educação, 32(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5782

Edição

Seção

Outros Temas