v. 12 n. 1 (2021): Volume Único

Dossiê: Ensino de História e usos do passado

  • Ensino de História e usos do passado

    Bruno Antonio Picoli, Délcio Marquetti, Renilda Vicenzi, Eduardo Cristiano Hass da Silva, Fernando de Araújo Penna
    e42188
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.42188
  • A quebra do silêncio A prática de uma “história vista de baixo” nas aulas de história

    Anna Rafaella de Paiva Dantas, Francisco das Chagas Silva Souza
    e41224
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41224
  • O “Escola sem Partido” e a “versão autorizada” da experiência histórica da escravidão nas redes sociais

    João Carlos Escosteguy Filho
    e41230
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41230

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios

  • A formação de professores e a educação inclusiva Avanços, desafios e perspectivas

    Cleusa Inês Ziesmann, Estéfano Vizconde Veraszto, Maxwell Siqueira
    e42191
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.42191
  • Distanciamentos e aproximações da família no ensino remoto

    Clecimara Vianna, Silvia Maria de Oliveira Pavão, Taise Gomes dos Santos Cá
    e41102
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41102
  • As políticas de formação de professores e os desafios no fazer pedagógico na escola do campo do município de Placas (PA)

    Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Marcos Marques Formigosa, Adayane Silva de Souza
    e41254
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41254
  • A influência da formação docente na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual no ensino de química Um estudo de caso

    Bruna de Oliveira Bonomo, Ana Nery Furlan Mendes
    e41803
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41803
  • A visão dos professores do Atendimento Educacional Especializado acerca do trabalho desenvolvido e formação ofertada

    Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
    e41895
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41895
  • Astronomia e matemática Oficinas como atividades de enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação

    Weberson Campos Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreira
    e41888
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41888
  • Itinerários de vida de estudantes universitários com deficiência Um olhar sobre a educação inclusiva

    Moana Meinhardt
    e41873
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41873
  • O ensino de matemática no atendimento educacional especializado no contexto brasileiro

    Andressa Franciele Scambara Schipanski, Fábio Alexandre Borges, Talita Secorun dos Santos
    e41886
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41886
  • Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtorno do espectro autista na Associação Pestalozzi de Goiânia – Unidade Renascer

    M´árcia Sacramento Rocha, Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Michell Pedruzzi Mendes Araújo
    e41901
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41901
  • As implicações das estratégias de motivação no Atendimento Educacional Especializado para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em atividades da linguagem escrita em contexto digital

    Camila Barreto Silva, Rita Vieira de Figueiredo
    e41898
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41898
  • O desenvolvimento da pessoa com deficiência na teoria histórico-cultural Caminhos indiretos e compensação

    Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva
    e41900
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41900

Artigos

  • Era uma vez um conto Permanências e rupturas dos contos clássicos na escola

    Daiana da Rocha Reis, Vivianny Bessão de Assis
    e34148
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.34148
  • Revisitando as trajetórias e processos formativos na/da docência Memórias e (res)significações

    Lorena Ines Peterini Marquezan
    e34040
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.34040
  • Proposta de modelo de gestão estratégica para instituições de educação básica confessionais

    Alexandre de Souza, Carlos Eduardo Carvalho
    e35052
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.35052
  • O papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais

    Simone Zanatta Guerra, Renata Cecilia Estormovski
    e37396
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37396
  • A educação não escolar no currículo da pedagogia Achados do estado do conhecimento

    Mariana Aparecida Serejo de Souza
    e37042
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37042
  • “Professores ideais” e as interações estabelecidas em sala de aula

    Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silva
    e36980
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.36980
  • Dotação e talento Um olhar na teoria de Gagné

    Alberto Abad, Thaís Marques Abad
    e35339
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.35339
  • Estado federado e regime de colaboração na gestão de políticas educacionais

    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    e33403
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.33403
  • Educação (histórica) modeladora e negação do outro no Sul do Brasil Reflexões sobre as possibilidades de diálogo e superação do etnocentrismo

    Bruno Antonio Picoli, Lara Andrade Camine, Milena Caregnato
    e39515
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.39515
  • Vozes transgressoras na escola Ecos e apologias do funk

    Robéria Nádia Araújo Nascimento, Thatiane Oliveira do Nascimento
    e38369
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38369
  • Cooperar e colaborar em processos de aprendizagem Uma análise dos conceitos

    Ana Paula de Andrade Janz Elias, Marilda Aparecida Behrens, Patricia Lupion Torres
    e38027
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38027
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Uma reflexão acerca das aproximações dos estudos em educação e em relações de trabalho

    Renato Koch Colomby, Catia Eli Gemelli, Andrea Poleto Oltramari
    e40269
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40269
  • O uso de prompts para instigar Vygotsky’s inner speech ajuda na solução de problemas matemáticos em TICs?

    Alexandre Anselmo Guilherme, Luiz Felipe Lopes de Souza, Caroline Becker
    e40240
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40240
  • O corpo feminino e a educação Relato de experiência pedagógica com base na leitura da poesia de Rupi Kaur

    Daisy da Silva César, Jessica Frasson
    e40237
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40237
  • (Semi)formação, BNCC e escolarização Qual é a base para a educação?

    Ademir Henrique Manfré
    e33173
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.33173
  • A evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Pará campus Altamira

    Larici Keli Rocha Moreira, Maria de Fátima Matos de Souza, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro
    e38462
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.38462

Ensaios

Resenhas

  • Resenha do livro Conscientização, de Paulo Freire (1979)

    Mariana Rosa Caixeta
    e32199
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.32199
  • Resenha crítica da tese Família e Escola O que as crianças do 1º têm a dizer?

    Tiago Fermino dos Santos, Marcos Villela Pereira
    e42185
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.42185