Docência universitária e aprendizagem discente

Em busca de respostas em como as Metodologias Ativas podem tornar a aula mais significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.31688

Palavras-chave:

Docente universitário, Ensino e aprendizagem, Metodologias Ativas

Resumo

Este ensaio científico, objetiva refletir sobre a docência universitária e a aprendizagem discente, a fim de buscar respostas em como as Metodologias Ativas podem tornar a aula mais significativa aos sujeitos envolvidos, ou seja, aos professores e alunos. A pesquisa teórica desse tema é fruto dos estudos do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias (GPET). A investigação em tela, evidencia, no referencial teórico, as Metodologias Ativas – conceito e principais expoentes –, versa sobre como torna-se relevante aliar essas metodologias às tecnologias digitais e, por fim, apresenta a Aprendizagem Baseada em Problemas, como uma alternativa viável ao ensino universitário. Como resultados, apresentamos que as Metodologias Ativas contribuem para a aprendizagem dos alunos, como verdadeiros sujeitos do processo, gerando práticas docentes que podem inovar. Assim sendo, esse processo de ensino-aprendizagem, com a combinação das tecnologias digitais e a Aprendizagem Baseada em Problemas, é referência para uma ação pedagógica que preconiza a formação a partir da resolução de desafios reais, oportunizando mais sentido à formação profissional, tanto de quem ensina quanto de quem aprende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Cerutti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Referências

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. http://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25

FADEL, Charles; BIALIK, Maya; TRILLING, Bernie. Educação em quatro dimensões: As competências que os estudantes precisam para atingir o sucesso. Traduzido por Instituto Península e Instituto Ayrton Senna, 2015.

JESUS, Patrick Medeiros de; GALVÃO, Reinaldo Richardi Oliveira; RAMOS, Shirley Luana. As tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: Desafios, riscos, e oportunidades. In: Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2012. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2012/GT-02/GT02-010.pdf

LEVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999, 264 p.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MELO, Bárbara de Caldas; SANT’ANA, Geisa. A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino-aprendizagem. Revista Ciências Saúde, v. 23, n. 4, p. 327-339, 2012. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/bvsecuador/resource/pt/mis-36480?lang=pt

MORAN, José Manuel; MASETO, T.; BEHRENS, Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MORAN, José Manuel. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: ______. Metodologias ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

NOVOA, Antônio; HAMELINE, Daniel; SACRISTAN, Gimeno J.; ESTEVE, M. José; WOODS, Peter; CAVACO, H. Maria. Profissão professor. 2ª Ed. Antônio Novoa (Org.). Porto: Porto Editora, 1999.

SOUZA, S. C; DOURADO L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, v. 5, 2015. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; VIANA, Ligia de Oliveira. O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Práxis Educacional, v. 6, n. 9, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Cerutti, E. (2021). Docência universitária e aprendizagem discente: Em busca de respostas em como as Metodologias Ativas podem tornar a aula mais significativa. Educação Por Escrito, 12(1), e31688. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.31688

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)