Docência universitária e aprendizagem discente
Em busca de respostas em como as Metodologias Ativas podem tornar a aula mais significativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.31688Palavras-chave:
Docente universitário, Ensino e aprendizagem, Metodologias AtivasResumo
Este ensaio científico, objetiva refletir sobre a docência universitária e a aprendizagem discente, a fim de buscar respostas em como as Metodologias Ativas podem tornar a aula mais significativa aos sujeitos envolvidos, ou seja, aos professores e alunos. A pesquisa teórica desse tema é fruto dos estudos do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias (GPET). A investigação em tela, evidencia, no referencial teórico, as Metodologias Ativas – conceito e principais expoentes –, versa sobre como torna-se relevante aliar essas metodologias às tecnologias digitais e, por fim, apresenta a Aprendizagem Baseada em Problemas, como uma alternativa viável ao ensino universitário. Como resultados, apresentamos que as Metodologias Ativas contribuem para a aprendizagem dos alunos, como verdadeiros sujeitos do processo, gerando práticas docentes que podem inovar. Assim sendo, esse processo de ensino-aprendizagem, com a combinação das tecnologias digitais e a Aprendizagem Baseada em Problemas, é referência para uma ação pedagógica que preconiza a formação a partir da resolução de desafios reais, oportunizando mais sentido à formação profissional, tanto de quem ensina quanto de quem aprende.
Downloads
Referências
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. http://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25
FADEL, Charles; BIALIK, Maya; TRILLING, Bernie. Educação em quatro dimensões: As competências que os estudantes precisam para atingir o sucesso. Traduzido por Instituto Península e Instituto Ayrton Senna, 2015.
JESUS, Patrick Medeiros de; GALVÃO, Reinaldo Richardi Oliveira; RAMOS, Shirley Luana. As tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: Desafios, riscos, e oportunidades. In: Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2012. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2012/GT-02/GT02-010.pdf
LEVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999, 264 p.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MELO, Bárbara de Caldas; SANT’ANA, Geisa. A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino-aprendizagem. Revista Ciências Saúde, v. 23, n. 4, p. 327-339, 2012. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/bvsecuador/resource/pt/mis-36480?lang=pt
MORAN, José Manuel; MASETO, T.; BEHRENS, Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MORAN, José Manuel. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: ______. Metodologias ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
NOVOA, Antônio; HAMELINE, Daniel; SACRISTAN, Gimeno J.; ESTEVE, M. José; WOODS, Peter; CAVACO, H. Maria. Profissão professor. 2ª Ed. Antônio Novoa (Org.). Porto: Porto Editora, 1999.
SOUZA, S. C; DOURADO L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, v. 5, 2015. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; VIANA, Ligia de Oliveira. O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Práxis Educacional, v. 6, n. 9, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.