Inovação acadêmica

conceituação e reflexões de sua abordagem nas instituições de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45209

Palavras-chave:

instituição de ensino superior, conceito de inovação, Inovação acadêmica

Resumo

A presente proposta de artigo surge a partir da necessidade de aprimoramento dos conhecimentos acerca dos processos de inovação nas instituições de ensino superior (IES). Tal estudo surgiu de um projeto de tese e foca o seu primeiro objetivo específico, a compreensão dos conceitos de inovação acadêmica e sua relevância para as instituições de ensino superior. Metodologicamente, elegeu-se a pesquisa bibliográfica, com o intuito de verificar o que há na comunidade científica sobre o tema. Para conceituar o termo “inovação”, recorremos a estudiosos da área correlata à educação. Já o termo “inovação acadêmica” é uma nomenclatura parcamente abordada na educação, sendo ele de grande relevância para o mundo das ciências, em virtude de estar associado às inovações didáticas em processos de IES, bem como sendo um tema um tanto inédito, visto que não aparece em muitas pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Nesse sentido, o estudo contribui, de um modo geral, com a terminologia a partir do que já se tem produzido por pesquisadores e sites que abordam esse assunto em questão, focando o segmento de ensino superior, que tem investido em inovações, principalmente com o foco no campo metodológico. Como resultados, foram feitas análises do conceito da terminologia, contribuindo com um conceito próprio de “inovação acadêmica”, o qual será, a luz deste artigo, retratado por um conjunto de ações desenvolvidas pelas universidades, com o intuito de auxiliar os acadêmicos nos seus percursos formativos, bem como de ser um documento que tenha contribuição epistemológica para as IES.

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Biografia do Autor

Alexandre da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Licenciado em Matemática, mestre em Educação e doutorando em Educação. Licenciado em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação e Tecnologias, Professor de Matemática na Escola de Educação Básica da URI

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Licenciada em Pedagogia, mestre em Educação e doutora em Educação. Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001). É membro do Conselho de Câmpus e do Conselho Universitário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus FW e professora titular desta Universidade, atuando na Graduação (desde 2006) e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu (desde 2015). Atuando como diretora Geral do câmpus de Frederico Westphalen.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

da Silva, A., & Cerutti, E. (2024). Inovação acadêmica: conceituação e reflexões de sua abordagem nas instituições de ensino superior. Educação Por Escrito, 15(1), e45209. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45209