v. 14 n. 1 (2023): Volume Único

Relações Etnico-Raciais

  • Políticas públicas, raça e a Lei n. 10.639/2003 uma revisão sistemática da literatura

    Edvânio Campos Macedo, Leriane Silva Cardozo
    e45029
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45029

Artigos

  • Currículo e interculturalidade um estudo de revisão para pensar uma aproximação com a educação física

    Natacha da Silva Tavares, Angelica Madela, Jessica Frasson
    e44921
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44921
  • Desenvolvimento socioemocional na Educação Básica reflexões a partir do Estado do Conhecimento

    Diana Leonhardt dos Santos
    e45151
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45151
  • Docência na educação infantil e desenvolvimento emocional da criança

    Caroline Gomes Braga dos Reis, Cândida Beatriz Alves
    e43042
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43042
  • MODERNIDADE LÍQUIDA E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS DA DIFERENÇA NO CAMPO EDUCACIONAL

    Mary Monteiro, Simone Moura Queiroz
    e43665
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43665
  • APRENDIZAJE INTEGRADO DE CONTENIDOS Y LENGUAS EXTRANJERAS (AICLE) EN LA EDUCACIÓN INFANTIL

    María del Carmen Gómez Gómez
    e44288
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44288
  • Bom pesquisador, mau professor o elefante na sala

    Arthur Poziomyck, Alexandre Guilherme
    e44844
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44844
  • Infraestrutura e insumos escolares indicadores de qualidade para o desempenho escolar

    Ellen Dean Ribeiro Teixeira, Valdivina Alves Ferreira, Rosana Roriz Carneiro Roriz Carneiro
    e42823
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42823
  • Altas capacidades em adultos análise do diagnóstico e da resposta educative

    Amanda Rodrigues de Souza Colozio, Elena Rosselló Mayans, África Borges
    e43300
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43300
  • Escola de trabalho de base um ensaio sobre a formação política do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)

    Julice Salvagni; Victória Mendonça da Silva
    e44733
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44733
  • Desafios e perspectivas da gestão escolar democrática com a implementação da BNCC

    Andrezza Farias Viana, Lilian Alves Schmitt
    e44986
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44986
  • A formação continuada dos professores da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva, Chopinzinho-PR

    Gabriela Cássia Nogueira, Rodrigo dos Santos
    e42074
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42074
  • Oficinas de aprendizagem como estratégia de intervenção no ensino técnico e superior

    Anelise Schutz, Luciane Alves Santini
    e45327
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45327
  • Relações entre a motivação escolar e o hábito de leitura entre alunos de ensino médio

    Rafaela Vieira Costa, Jonis Manhães Sales Felippe
    e43241
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43241
  • DO COMANDO ARBITRÁRIO À GESTÃO DEMOCRÁTICA A DIREÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DA COINCIDÊNCIA ENTRE A PRÁTICA E A FICÇÃO EM "O ATENEU"

    Larissa Daiane Pujol Corsino dos Santos, Marcos Alexandre Alves
    e43714
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43714
  • Um estudo sobre a produção do conhecimento das estatísticas educacionais brasileiras

    Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Olivia Morais de Medeiros Neta
    e44300
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44300
  • Políticas públicas municipais para educação de jovens e adultos no estado da Bahia panorama recente da microrregião do território do Velho Chico

    Solange Balisa Costa, Adenilson Souza Cunha Júnior, Silvana Oliveira Biondi
    e44894
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44894
  • ENTREVISTAS CONCEITOS E (DES)CAMINHOS

    Francisco Igo Leite Soares, Thiago Almeida Vieira, Victoria Miranda Machado
    e43011
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43011
  • DISCERNIMENTO COMO ASSUNTO POLÍTICO NA DECOLONIALIDADE COMPLEXIDADE PLANETÁRIA

    Milagros Elena Rodriguez
    e43512
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43512
  • Un’educazione oltre le differenze un’analisi delle normative europee e italiane per l’inclusione interculturale degli studenti migranti nelle scuole

    Serena Marrocco, Salvatore Patera
    e44815
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44815
  • Cultura escolar indígena e BNCC territórios discursivos da política educativa no Brasil

    Sirlete Maria Bitencourt Frigheto, Joacir Marques Costa, Carlos Edimilson Avila de Lima
    e45003
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45003
  • Projeto político pedagógico de uma escola quilombola na Amazônia, Pará aproximações e distanciamentos das prescrições nacionais

    Renato Miranda da Silva, Clarice Nascimento de Melo
    e42403
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42403
  • AVALIAÇÃO DO STRICTO SENSU E QUALIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO

    Flavia Umbelino Nemer, Patricia Ortiz Monteiro
    e43925
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43925
  • A interação docente na produção de textos nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de ensino híbrido

    Virginia Maria de Morais, Marília Costa Morosini
    e44674
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44674

Resenhas

Seção Livre

  • O ensino do processo criativo do ato projetivo em arquitetura um caminho a desenhar

    Yara Cristina Labronici Baiardi
    e43971
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43971

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios

Dossiê Educação Matemática

  • Análise Textual Discursiva na prática reflexões acerca das cinco principais dúvidas dos estudantes

    Valderez Lima, Marcelo Amaral-Rosa, Roberta Bartelmebs
    e45075
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45075
  • Promovendo a Alfabetização Científica e Tecnológica no Contexto Escolar

    Leonir Lorenzetti
    e45045
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45045
  • Tecnologias Digitais na Educação em Ciências e Matemática

    Rosana Maria Luvezute Kripka
    e45058
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45058
  • A Modelagem na concepção de Educação Matemática de Higginson relações e implicações envolvidas no processo de ensino e a aprendizagem da Matemática

    Dionísio Burak
    e45047
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45047
  • Os media digitais e a Internet no ensino (das Ciências e da Matemática)

    Luciano Moreira
    e45035
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45035
  • REVISITANDO AS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DA ETNOMODELAGEM

    Daniel Clark Orey, Milton Rosa
    e45054
    DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45054