MODERNIDADE LÍQUIDA E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS DA DIFERENÇA NO CAMPO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43665

Palavras-chave:

Modernidade; Mercadoria; Educação e Docência; Humanidade; Ética.

Resumo

 O presente trabalho, referenciado sobretudo em Balman (1995; 1999; 2007; 2011),  enfatiza a atual modernidade, como um ciclo, cujas expectativas humanas são alvo de atuação do mercado de consumo. Tais expectativas e atuação remetem ao modelo ideal de conquistas insaciáveis e contínuas, reverberando importantes influências emocionais, sociais e educacionais. Nesse processo, mercado, política e cultura, unem-se, ganhando legitimidade para atuar na educação. Segue-se, pois, uma lógica conflitante com o ato educativo, trazendo implicações éticas para a educação e a docência. Partindo desse pressuposto, objetivamos nesse ensaio teórico situar a modernidade social, política e econômica no atual contexto educacional e docente, refletindo questões ético-filosóficas nesse campo de atuação. As perspectivas filosóficas da diferença, discutidas, estão embasadas, principalmente em Deleuze e Guattari (1995) Foucault (1999; 2004; 2010), Gallo (2000; 2008) Larrosa (2002) e Queiroz (2019), como possibilidades singulares de resistência e respeito às multiplicidades humanas, ao ato de educar e de viver. Conforme as teorias relacionadas, desconstrói-se a visão una de docentes, discentes e processos de ensino e aprendizagem, entendendo-se a importância de que a batalha diária docente, indique à busca das próprias verdades, dos próprios caminhos, do cuidado de si, ao tempo em que estimule os discentes na busca de uma constituição ética de si.

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Biografia do Autor

Mary Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, Pernambuco, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Mestra em Educação em Ciências e Matemática (UFPE)

Simone Moura Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestra em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Monteiro, M., & Moura Queiroz, S. (2023). MODERNIDADE LÍQUIDA E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS DA DIFERENÇA NO CAMPO EDUCACIONAL. Educação Por Escrito, 14(1), e43665. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43665

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