A Modelagem na concepção de Educação Matemática de Higginson
relações e implicações envolvidas no processo de ensino e a aprendizagem da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45047Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Educação Matemática, Ensino e aprendizagemResumo
O artigo apresenta elementos da Modelagem Matemática segundo Burak (2004) orientada pela concepção de Educação Matemática segundo os pressupostos de Higginson (1980). A questão norteadora que se apresenta é: que conexões e implicações são percebidas em relação às dimensões quando se desenvolvem práticas com Modelagem Matemática utilizando os pressupostos da Educação Matemática segundo Higginson, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática? O objetivo geral é pontuar e realizar considerações das dimensões envolvidas no ensino da Matemática segundo Higginson, em práticas com Modelagem Matemática na concepção de Burak. É uma pesquisa do tipo bibliográfica e análise de natureza qualitativa. A análise das relações e implicações fundamenta-se a partir dos elementos proporcionados pelos movimentos da Matemática Moderna e da Educação Matemática. Apresenta os elementos destes Movimentos e traz elementos diferenciadores entre a Matemática e a Educação Matemática. Desenvolve os principais elementos e pressupostos da concepção de Modelagem de Burak (2004), princípios e etapas, uma descrição sobre cada uma delas e referenciais que sustentam esses procedimentos. Explicita as dimensões da Matemática, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia contidas nos pressupostos da Educação Matemática, na realização de práticas com a Modelagem. Alguns resultados obtidos mostram forte vinculação entre as dimensões envolvidas na Educação Matemática e os princípios e etapas da Modelagem na Educação Matemática (Burak, 1992). Estas relações colocam a Modelagem na Educação Matemática como uma prática pedagógica diferenciada no ensino da Matemática na Educação Básica.
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