Desafios e perspectivas da gestão escolar democrática com a implementação da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44986

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Gestão Escolar Democrática, Educação

Resumo

A pesquisa, que consiste em uma análise documental e bibliográfica, teve como objetivo compreender o papel da gestão escolar na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) a partir da análise do documento Guia de implementação da base. Os objetivos específicos são: descrever os aspectos históricos da construção da BNCC; apontar as controvérsias em torno da proposição e da implementação da BNCC; identificar as perspectivas de gestão escolar indicadas pelo documento Guia de implementação da base. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, abordou-se uma problematização sobre as relações entre gestão escolar democrática e implementação da BNCC, tema relevante para o sistema de ensino. A escola é lugar de constante realização e avaliação de sua proposta educativa, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus estudantes. Nesse sentido, é fundamental que – ao mesmo tempo em que assuma suas responsabilidades com relativa autonomia, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa – a comunidade escolar lute pelas condições necessárias para levar sua proposta adiante, uma proposta de currículo para fins emancipatórios e descentralizados. Concluímos que a BNCC vem para normatizar o currículo escolar, mas é preciso ter cuidado para que ele não se torne engessado. Também concluímos que o Guia para gestores escolares apresenta uma proposta de prática democrática; no entanto, apenas o guia não garante essa prática.

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Biografia do Autor

Andrezza Farias Viana, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Paraíba, PB, Brasil.

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM/UEPB). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Única. Especialista em Gestão Pública pela UEPB. Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU – Campina Grande). Foi membra do grupo de pesquisa Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT/UEPB). Tem experiência na área de Ciências Humanas e Matemática, como professora dos anos iniciais e finais do ensino fundamental desde 2012. Foi formadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2017/2018). Atualmente é coordenadora pedagógica e formadora municipal do INTEGRA PB (2019/2023). É coordenadora do Programa Busca Ativa Escolar (2017/2023). Dedica-se a pesquisar os temas: educação, aprendizagem, currículo, ensino de matemática e formação de professores.

Lilian Alves Schmitt , Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Bacharela em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestra e doutora em Educação na linha de pesquisa Teorias e Culturas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Atua como docente com ênfase nas disciplinas de Didáticas, Metodologias de Ensino e Estágios Supervisionados nos cursos de graduação em Pedagogia e demais licenciaturas do Instituto de Educação da FURG. Atua também como docente na modalidade EaD no curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Aberta do Brasil (UAB/FURG). Dedica-se a pesquisar os temas: educação, ambiente, aprendizagem, currículo, ensino de Ciências e Biologia e formação de professores.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Farias Viana, A., & Alves Schmitt , L. (2023). Desafios e perspectivas da gestão escolar democrática com a implementação da BNCC. Educação Por Escrito, 14(1), e44986. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44986

Edição

Seção

Artigos