Desafios e perspectivas da gestão escolar democrática com a implementação da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44986Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Gestão Escolar Democrática, EducaçãoResumo
A pesquisa, que consiste em uma análise documental e bibliográfica, teve como objetivo compreender o papel da gestão escolar na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) a partir da análise do documento Guia de implementação da base. Os objetivos específicos são: descrever os aspectos históricos da construção da BNCC; apontar as controvérsias em torno da proposição e da implementação da BNCC; identificar as perspectivas de gestão escolar indicadas pelo documento Guia de implementação da base. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, abordou-se uma problematização sobre as relações entre gestão escolar democrática e implementação da BNCC, tema relevante para o sistema de ensino. A escola é lugar de constante realização e avaliação de sua proposta educativa, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus estudantes. Nesse sentido, é fundamental que – ao mesmo tempo em que assuma suas responsabilidades com relativa autonomia, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa – a comunidade escolar lute pelas condições necessárias para levar sua proposta adiante, uma proposta de currículo para fins emancipatórios e descentralizados. Concluímos que a BNCC vem para normatizar o currículo escolar, mas é preciso ter cuidado para que ele não se torne engessado. Também concluímos que o Guia para gestores escolares apresenta uma proposta de prática democrática; no entanto, apenas o guia não garante essa prática.
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