Infraestrutura e insumos escolares
indicadores de qualidade para o desempenho escolar
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42823Palavras-chave:
infraestrutura, educação, insumos escolares, desempenho escolarResumo
O artigo analisou as principais normas legais, Constituição Federal (CF/1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educacional (LDB 9394/96), no que tange a infraestrutura e insumos escolares. O objetivo é evidenciar os espaços escolares e inferir como a carência da infraestrutura e recursos pedagógicos impactam na aprendizagem dos estudantes. É apresentado fragmentos históricos dos filósofos e estudiosos no âmbito da educação, na perspectiva dos espaços da escola. A arquitetura escolar a que nos referimos neste artigo é estabelecida por legislações e políticas públicas que regem a educação do Brasil e impõe padrões mínimos de infraestrutura adequada aos espaços escolares. A partir da análise de dados do Censo Escolar (2020) se percebeu que a infraestrutura escolar tem apresentado evoluções, porém questionáveis quanto à qualidade proposta pelos documentos legais, sendo necessário a promoção de políticas públicas eficientes, isto é, que tenham correta aplicabilidade nos espaços escolares, com o intuito de promover a construção de ambientes educacionais melhores estruturados.
Downloads
Referências
AVANCINI, Marta; CONTE, Fabiano; GOUVEIA, Flávia. Pierre Lévy: Um dos mais conhecidos pensadores da cibercultura, o filósofo Pierre Lévy falou sobre conhecimento e interação com as tecnologias de informação e comunicação, em entrevista coletiva no Auditório da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP. ComCiência, Campinas, n. 131, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Censo da Educação Básica 2020: resumo técnico. Brasília: Inep, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Saraiva, 1996.
BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: MEC, 2001.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. CAQi e o CAQ no PNE: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil? São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2018.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; MIRANDA, Theresinha Guimarães. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório Brasil no PISA 2018: diretoria de avaliação da educação básica. MEC, 2020.
KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Jardim de infância. In: MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira [São Paulo: Miadiamix], 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/jardim-de-infancia/. Acesso em: 4 jul. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n. 4. Estratégia ODS, Brasília, 2015. Disponível em: http://www.estrategiaods.org.br/os-ods/ods4/. Acesso em: 28 jun. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. Brasília: UNESCO, 2019.
RIBEIRO, Paulo Silvino. Rousseau e o contrato social. Brasil Escola, 2023. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/rousseau-contrato-social.htm. Acesso em: 1 set. 2023.
RÖHURS, Hermann. Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.