REVISITANDO AS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DA ETNOMODELAGEM
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45054Palavras-chave:
etnomatemática, etnomodelagem, modelagem matemática, perspectiva sociocultural.Resumo
Ao incluir as atividades matemáticas fora do ambiente escolar, o processo de modelagem nos mostra que a Matemática é mais do que a manipulação de símbolos, procedimentos e práticas matemáticas. A aplicação de técnicas etnomatemáticas juntamente com as ferramentas de modelagem permitem ver uma realidade holística para a Matemática. Nessa perspectiva, uma abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da Matemática com os seus aspectos escolares/acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões retirados de sistemas que fazem parte da realidade dos membros de qualquer grupo cultural. Neste artigo, oferecemos um objetivo alternativo para a pesquisa educacional, que é a aquisição de abordagens êmicas (locais) e éticas (globais) para a implementação da etnomodelagem em salas de aula. Discutimos também uma terceira abordagem para a etnomodelagem, que é a abordagem dialógica (glocal), que combina as abordagenes êmica (local) e ética (global). Finalmente, definimos a etnomodelagem como o estudo de fenômenos matemáticos dentro de uma cultura porque é um construto social e culturalmente vinculado que adiciona as características culturais da Matemática ao processo de modelagem.
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