Projeto político pedagógico de uma escola quilombola na Amazônia, Pará
aproximações e distanciamentos das prescrições nacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42403Palavras-chave:
educação quilombola, currículo, educação básica, AmazôniaResumo
Objetivamos identificar as aproximações e os distanciamentos existentes entre o prescrito no PPP da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-II (Quilombola) e as diretrizes curriculares nacionais que subsidiam a educação quilombola. Metodologicamente este artigo valeu-se da análise documental, com base na análise de conteúdo, definindo como unidade de contexto os indicadores de aproximações entre os documentos objeto de estudo, em seguida realizamos a descrição das fontes, seguindo para as inferências e interpretação. Usamos como fonte de pesquisa o Projeto Político Pedagógico da escola e os documentos curriculares voltados para a Educação Quilombola. Concluímos com a análise de conteúdo que o PPP cumpre de forma satisfatória seu papel e se mostra bastante inteirado das diretrizes nacionais, apesar das dificuldades de uma escola quilombola na Amazônia.
Downloads
Referências
ACARÁ. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-II (Quilombola). Acará: [s.n.], 2020.
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BOBBITT, John Franklin. The curriculum. Boston: Houghton Mifflin, 1918.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: CNE, 2013.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 7/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010a.
BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília: CNE, 2012a.
BRASIL. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2010b.
BRASIL. Resolução n. 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília: CNE, 2012b.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias. Brasília: MEC, 2010.
FERREIRA, Rebeca Campos. Na contramão da ressemantização: uma reflexão sobre Educação Quilombola. Revista Diálogos em Educação, Anicuns, v. 1, n. 1, p. 116-126, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/218479.1.1-10
MELO, Denise; MELO, Maria Aparecida; MORAIS, Tayanne. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola: uma reflexão sobre a efetividade das políticas educacionais no quilombo urbano do Portão de Gelo, Nação Xambá. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: CONEDU, 2019. p. 1-12.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011.
PARÁ. Portaria n. 02939, de 21 de dezembro de 2010. Cria o Território Estadual Quilombola – TEQ SANTA QUITÉRIA/ITANCOÃZINHO Localizado no Município de Acará, Estado do Pará. Belém: Secretaria de Estado da Agricultura, 2010.
SILVA, Paulo Gutemberg de Noronha e. Ensino de História na educação básica dos quilombolas discentes da FURG: vivências e reflexões. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em História) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, Edimara Gonçalves. Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 11., 2016, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2016. p. 1-13.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.