Projeto político pedagógico de uma escola quilombola na Amazônia, Pará

aproximações e distanciamentos das prescrições nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42403

Palavras-chave:

educação quilombola, currículo, educação básica, Amazônia

Resumo

Objetivamos identificar as aproximações e os distanciamentos existentes entre o prescrito no PPP da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-II (Quilombola) e as diretrizes curriculares nacionais que subsidiam a educação quilombola. Metodologicamente este artigo valeu-se da análise documental, com base na análise de conteúdo, definindo como unidade de contexto os indicadores de aproximações entre os documentos objeto de estudo, em seguida realizamos a descrição das fontes, seguindo para as inferências e interpretação. Usamos como fonte de pesquisa o Projeto Político Pedagógico da escola e os documentos curriculares voltados para a Educação Quilombola. Concluímos com a análise de conteúdo que o PPP cumpre de forma satisfatória seu papel e se mostra bastante inteirado das diretrizes nacionais, apesar das dificuldades de uma escola quilombola na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Miranda da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Especialista em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Pará.

Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ACARÁ. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-II (Quilombola). Acará: [s.n.], 2020.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BOBBITT, John Franklin. The curriculum. Boston: Houghton Mifflin, 1918.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: CNE, 2013.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 7/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010a.

BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília: CNE, 2012a.

BRASIL. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2010b.

BRASIL. Resolução n. 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília: CNE, 2012b.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias. Brasília: MEC, 2010.

FERREIRA, Rebeca Campos. Na contramão da ressemantização: uma reflexão sobre Educação Quilombola. Revista Diálogos em Educação, Anicuns, v. 1, n. 1, p. 116-126, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/218479.1.1-10

MELO, Denise; MELO, Maria Aparecida; MORAIS, Tayanne. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola: uma reflexão sobre a efetividade das políticas educacionais no quilombo urbano do Portão de Gelo, Nação Xambá. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: CONEDU, 2019. p. 1-12.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011.

PARÁ. Portaria n. 02939, de 21 de dezembro de 2010. Cria o Território Estadual Quilombola – TEQ SANTA QUITÉRIA/ITANCOÃZINHO Localizado no Município de Acará, Estado do Pará. Belém: Secretaria de Estado da Agricultura, 2010.

SILVA, Paulo Gutemberg de Noronha e. Ensino de História na educação básica dos quilombolas discentes da FURG: vivências e reflexões. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em História) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOARES, Edimara Gonçalves. Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 11., 2016, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2016. p. 1-13.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

Miranda da Silva, R., & Nascimento de Melo, C. (2023). Projeto político pedagógico de uma escola quilombola na Amazônia, Pará: aproximações e distanciamentos das prescrições nacionais. Educação Por Escrito, 14(1), e42403. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42403

Edição

Seção

Artigos