O uso de jogos didáticos no ensino de Ciências destinados às crianças com TDAH
uma análise em produções científicas
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43285Palavras-chave:
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, Educação inclusiva, jogos educativos, revisão sistemáticaResumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado pela alteração do neurodesenvolvimento, influenciando no desenvolvimento pessoal, acadêmico e/ou profissional. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as produções científicas brasileiras e internacionais que abordam sobre a elaboração e/ou o uso de jogos no processo de aprendizagem de Ciências das crianças diagnosticadas com TDAH. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, a partir da revisão sistemática realizada em artigos, monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses publicados desde o ano de 2015 nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, PubMed, Portal Capes, SCOPUS, Scielo e Repositórios de Universidades. A busca permitiu chegar a 6 estudos científicos que contemplaram sobre o uso e/ou a elaboração de jogos no ensino de Ciências ou a respeito de jogos didáticos que auxiliem, de uma maneira geral, na aprendizagem de crianças com TDAH. Esta revisão sistemática possibilitou conhecer aspectos do processo de aprendizagem dos alunos com TDAH, contemplar estratégias de aprendizagem quanto a elaboração e/ou uso de jogos educativos que favoreçam a inclusão desses alunos em uma sala de aula e perceber que, quando bem planejado, os jogos podem auxiliar no controle do comportamento do aluno com TDAH, permitido sua permanência e inclusão em uma sala de aula.
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